Projeto da UFPel trabalha o Pensamento Computacional com estudantes das escolas municipais

O Projeto Explorando o Pensamento Computacional para a Qualificação do Ensino Fundamental, desenvolve as habilidades do Pensamento Computacional em turmas da rede municipal. O projeto é desenvolvido desde 2013 e já atendeu cerca de 400 estudantes de quatro escolas municipais. Além disso, as atividades são disponibilizadas no site do projeto, em português e inglês, para que professores possam reaplicar em todas regiões do Brasil e, ainda, no exterior.

A coordenadora do projeto, professora Simone Cavalheiro, explica que o Pensamento Computacional é uma metodologia que utiliza os fundamentos e técnicas da Ciência da Computação para solucionar problemas de diversas áreas do conhecimento. “É importante que estas habilidades sejam desenvolvidas desde o jardim de infância, em todas as fases da vida. Optamos por começar o projeto com o ensino fundamental porque nós sabíamos que não conseguiríamos atender a todo mundo, mas o objetivo é incluir futuramente também o ensino médio e cursos de graduação”, explica.

O projeto tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação e já aplicou as atividades em turmas de três escolas da rede municipal simultaneamente. Contudo, nos últimos dois anos, com poucos recursos, o projeto é realizado em apenas uma escola. “Quando tínhamos financiamento do Proext, atendíamos três escolas, agora a gente não tem financiamento externo, trabalhamos só com bolsistas da Universidade, então atendemos uma escola”, lamenta Simone.

O Projeto

O projeto conta com uma equipe multidisciplinar, envolvendo professores e pesquisadores das áreas de Computação, Educação, Letras e Estatística, profissionais da rede municipal de ensino, alunos de graduação, de pós-graduação e estudantes do ensino fundamental de escolas do município.

O público alvo é composto de alunos e professores de escolas de ensino fundamental do município de Pelotas, bem como alunos e professores dos cursos da área de computação, educação, entre outras, da Universidade Federal de Pelotas.

As atividades

Cada atividade propõe desenvolver uma ou mais habilidades do Pensamento Computacional que pode ser utilizada para solucionar problemas de diversas áreas. Cada atividade possui um Plano de Ensino e é dividida em tarefas que são adaptadas para cada ano do ensino fundamental. Todo o material utilizado nas aulas está disponível no site do projeto. “Sempre trabalhamos com material concreto, lúdico, de fácil acesso e de baixo custo. O objetivo não é usar o computador, mas introduzir os conceitos da Computação e desenvolver as habilidades do Pensamento Computacional, como abstração, decomposição e generalização”, explica a coordenadora.

Simone ressalta que o objetivo maior do projeto é que os professores possam ter acesso aos materiais e reaplicá-los em suas turmas, desenvolvendo as habilidades que são de interesse da escola. Neste sentido, também surgiu a necessidade de publicar as atividades em inglês para aumentar o público atendido e uma parceria com o Centro de Letras e Comunicação possibilitou as traduções dos materiais.

Acesse as atividades no endereço https://wp.ufpel.edu.br/pensamentocomputacional/atividades/.

Pesquisa

O projeto começou como um projeto de extensão universitária. Contudo, no decorrer das atividades surgiu a necessidade, por exemplo, de investigar o ganho dessas habilidades e propor ferramentas e metodologias para desenvolver as habilidades. Desta forma, o projeto é unificado, com atividades de ensino, pesquisa e extensão. Nos últimos dois anos, foram 19 artigos completos publicados, sendo que oito artigos foram publicados em conferências Qualis B1.

Publicado em 06/06/2019, na categoria Notícias.