UFPel inscreve para o Curso de Serviços e Cuidados na Atenção do Idoso

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está com inscrições abertas para o curso de Serviços e Cuidados na Atenção do Idoso. Promoção da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, a atividade terá 30 vagas, sendo 20 para Pelotas e dez vagas para a Zona Sul. O público-alvo do projeto são trabalhadores de residenciais, profissionais, alunos da área de saúde e interessados. As aulas serão de 29 março a 19 julho, com encontros quinzenais. Tanto a inscrição quanto o curso são gratuitos.

O projeto Serviços e Cuidados na Atenção do Idoso surge no intuito de atender uma demanda reprimida dos municípios da Zona Sul na qualificação dos profissionais que trabalham nas Instituições de Longa Permanência para Idosos e das Secretarias de Saúde da região. O Projeto tem como objetivo principal promover oficinas que auxiliam nas demandas relacionadas aos cuidados com idosos, qualidade de vida, serviços da área de administração em residenciais, lares e instituições de longa permanência.

O curso é dividido em três módulos. Cada um deles é representado por áreas especificas ao atendimento do idoso: administração e serviços, saúde e lazer. Os módulos estão organizados de maneira a garantir uma maior dinamicidade e qualidade no atendimento aos idosos.

O primeiro módulo envolve questões de gestão em serviços, administração, organização de fluxos e rotinas administrativas, compras, registros e captação de recursos por meio de projetos.

O segundo módulo está relacionado à saúde e qualidade de vida, assim como estratégias protocolares na administração de serviços de saúde, atualidades na reabilitação, a importância do trabalho multidisciplinar, a alimentação saudável e a saúde psicossocial.

O terceiro módulo compreende a introdução de serviços voltados ao lazer. Dentre elas estão atividades sociais, música, jogos e artesanato por meio de oficinas.

O projeto é coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel em parceria com o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul). As oficinas contarão com a participação de professores e técnicos do IFSul.

Programa de Desenvolvimento Social dos Municípios da Zona Sul do RS
O Programa de Desenvolvimento Social dos Municípios da Zona Sul é um projeto estratégico da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel. O Programa tem o objetivo de estimular a sinergia entre a Universidade e o poder público, em colaboração com outras entidades, com a finalidade de atendimento às demandas sociais do público regional dos municípios abrangidas pelo Corede Sul. Busca-se ainda a confluência de recursos que possam produzir, a médio prazo, mudanças efetivas para o alcance de melhores índices de desenvolvimento e qualidade de vida nos municípios da Região Sul do Rio Grande do Sul. A maior parte dos estudantes participantes do Programa são oriundos das cidades da Zona Sul, sendo, assim, agentes ativos dos projetos de extensão e de pesquisa da Universidade nos municípios.

Inscrições
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail programasocialazonasul@gmail.com ou pelo telefone (53) 3284-3992.
As inscrições devem ser realizadas através deste link.

Publicado em 19/03/2019, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Comunidade, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.