Início do conteúdo

UFPel realiza XI Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul

A Universidade Federal de Pelotas, em associação com a Universidade Católica de Pelotas e com o Colégio Pelotense, realizará, em 20 de outubro, a XI Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul. A temática deste ano é “O que (não) pode o corpo”. O evento será realizado no Centro de Artes da UFPel, com abertura às 9h e encerramento às 18h. Pela manhã, haverá palestra e discussões acerca do ensino de Filosofia nas escolas e, à tarde, ocorrerão oficinas, lanche coletivo e apresentações artísticas. Na UFPel, a organização está a cargo do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (Ifisp) e do Centro de Artes.

A Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul consiste na realização de atividades didáticas de caráter filosófico a partir de um tema geral definido a cada ano. Destina-se a professores e estudantes dos ensinos Médio e Fundamental das escolas públicas e privadas do Rio Grande do Sul.

As atividades didáticas, desenvolvidas inicialmente nas escolas durante o ano letivo, denominadas atividades pré-olímpicas, são coordenadas, livre e criativamente, a partir do tema e dos subtemas da Olimpíada, pelos educadores inscritos. Tais atividades são preparatórias para a realização da Olimpíada, que consiste em um evento único no qual as diversas escolas participantes poderão interagir e aprender a partir de atividades de cooperação investigativa.

A instituição promotora, a cada ano, oferece formação pedagógica e certificação aos professores e escolas participantes, agindo em conjunto com instituições de ensino associadas. Os professores de cada escola acompanham os seus estudantes durante o ano letivo, nas atividades preparatórias da Olimpíada. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a data do evento, em https://wp.ufpel.edu.br/olimpiada/ , onde podem ser encontradas todas as informações sobre o encontro.

Publicado em 09/10/2018, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Acadêmicos, Notícias.