Início do conteúdo

Cineclube Zero Quatro exibe “Amor Maldito”

Na terceira sessão da mostra “Elas no Cinema Brasileiro”, o Zero Quatro Cineclube exibe neste sábado (23) o longa-metragem “Amor Maldito”, dirigido por Adélia Sampaio. Trata-se do primeiro longa-metragem de Adélia Sampaio e o primeiro filme dirigido por uma mulher negra no Brasil.

Baseado em uma história real, o filme aborda a temática homossexual feminina narrando uma trágica história de amor. Num período onde o cinema brasileiro era dominado por homens, e marcado pelas pornochanchadas, onde se representava as mulheres, pessoas negras e com orientações sexuais diversas de forma estereotipada, Adélia Sampaio trava uma batalha com o cinema brasileiro falando sobre homofobia e violência doméstica.

As sessões se dão sempre aos sábados, às 16h, no Cine UFPel (Rua Lobo da Costa, esquina Álvaro Chaves). As exibições são gratuitas e abertas à comunidade, com abertura meia hora antes do início da sessão.

SINOPSE: Fernanda tem a vida organizada, emprego garantido e um pequeno apartamento. Sueli sonha em ser famosa, chegar à televisão, posar para revistas. As duas se conhecem quando Sueli vende para Fernanda convites para um concurso de miss. Sueli vence o concurso e é expulsa de casa pelo pai conservador. Fernanda, solidária, oferece abrigo a Sueli, e nasce o romance entre as duas. Tudo vai bem até que Sueli se envolve com um jornalista, que parece ser o meio de realização de seus sonhos. Sueli engravida, desespera-se e suicida-se. Fernanda é acusada pela morte de Sueli. E os preconceitos afloram no julgamento.

Amor Maldito (Adélia Sampaio, ficção, 1984, 1h15min)
Classificação indicativa: 16 anos

Publicado em 20/06/2018, nas categorias Destaque, Notícias.