UFPel realizará Seminário sobre saneamento em bacias hidrográficas transfronteiriças

Considerando as atribuições da Universidade Federal de Pelotas frente à transnacionalidade da Bacia Hidrográfica Transfronteiriça Mirim – São Gonçalo, o curso de Gestão Ambiental do Centro de Integração do Mercosul, com o apoio da Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim/ALM, realizará o Seminário Internacional Saneamento e Saúde Ambiental: desafios em Bacias Hidrográficas Transfronteiriças, nos dias 4 e 5 de junho, em Pelotas. O evento tem por objetivo reunir professores, alunos, pesquisadores, gestores e a comunidade em geral com o propósito de debater importante temática ao desenvolvimento da região.

De acordo com os professores Maurício Pinto da Silva, do curso de Gestão Ambiental, e Gilberto Collares, diretor da ALM, o evento ocorrerá no Centro de Integração do MERCOSUL (auditório Simon Bolívar) e contará com a participação de professores e pesquisadores do Brasil e Uruguai. Destacam ainda a importância do saneamento e suas implicações a saúde e a educação. Estudo recentemente divulgado indica que moradores de áreas sem acesso à rede de distribuição de água e de coleta de esgotos têm um aumento do atraso escolar, ou seja, uma escolaridade menor significa uma perda de produtividade e de remuneração das gerações futuras. O custo desse atraso escolar devido à falta de saneamento, no Brasil, alcançou R$ 16,6 bilhões em 2015 (Instituto Trata Brasil).

“O evento é de suma importância também diante do desafio da região em elaborar o plano de gestão dos recursos hídricos. Além disso, os indicadores relacionados especialmente ao esgotamento sanitário na região são preocupantes”, alertam os docentes da UFPel. O primeiro dia (4/6) terá como tema o Contexto socioambiental na Bacia Hidrográfica Transfronteiriça Mirim – São Gonçalo: antecedentes e desafios, com a participação de brasileiros e uruguaios. O segundo dia (5/6), Dia Internacional do Meio Ambiente, terá a participação de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz/Escola Nacional de Saúde Pública/Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental com os temas Planejamento, Gestão e Tecnologias em Saneamento Ambiental. O evento será gratuito, com inscrições no local, de acordo com a disponibilidade de lugares. A programação completa será divulgada em breve.

Publicado em 23/04/2018, nas categorias Agenda, Destaque, Eventos Acadêmicos, Notícias.