Início do conteúdo

Inaugurada a área de reabilitação física da Unidade Cuidativa

Foi inaugurada na tarde da última sexta-feira (23) a área de reabilitação física da Unidade Cuidativa do Ambulatório de Cuidados Paliativos da Faculdade de Medicina da UFPel. Na nova área, os pacientes receberão atendimentos de fisioterapia, terapia ocupacional e educação física. Cem por cento SUS, a Unidade oferece cuidados integrais a pessoas fragilizadas por doenças crônicas.

“Este é o primeiro estabelecimento público do país com atendimento qualificado exclusivo no contexto dos cuidados paliativos”, observou a coordenadora da Unidade, Julieta Fripp. Existente desde abril de 2017, o setor já realizou mais de 500 atendimentos eletivos e recebeu 300 pacientes e cuidadores. Tudo, conforme a coordenadora, com um único objetivo, a melhora da qualidade de vida de quem sofre com doenças crônicas.

O pessoal que atua na Unidade usa o que é chamado de Práticas Integrativas e Complementares, os PICs, que são oito. Estas práticas reúnem áreas como medicina, enfermagem, odontologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, fisioterapia, acupuntura, meditação e reike. A arteterapia e a musicoterapia também são usadas.

Uma emenda parlamentar, no valor de R$ 300 mil, de autoria do deputado Henrique Fontana, fornecerá os recursos necessários para a compra de novos equipamentos de reabilitação. A aquisição do material resultará em ampliação dos serviços, o que deverá ocorrer no ano que vem.

Com maciça presença de pacientes, estudantes e profissionais que trabalham no local, foi realizada uma solenidade de inauguração da nova área.

Van

Nos primeiros dias do mês de março, uma reunião realizada no Gabinete do Reitor da UFPel simbolizou a entrega de recursos no valor de R$ 150 mil a serem destinados à Unidade Cuidativa.

O montante será utilizado pelo ambulatório de Cuidados Paliativos na compra de uma van adaptada para o projeto Caravana. O veículo será usado para o deslocamento de pessoas com dificuldade ou fragilidade física para receberem seus cuidados na unidade, principalmente na área de reabilitação física.

A Unidade Cuidativa fica localizada na antiga Laneira, na avenida Duque de Caxias, 104, no bairro Fragata.

Publicado em 26/03/2018, nas categorias Destaque, Notícias.