Início do conteúdo

Pesquisa da área de Hidrologia feita na UFPel é publicada em periódico internacional

O artigo, de autoria de pesquisadores da UFPel, “At-Site Flood Frequency Analysis Coupled with Multiparameter Probability Distributions” foi recentemente publicado no 32º volume (número 1) do  periódico internacional Water Resources Management, editorado pela Springer, enquadrado como Qualis A1 na área de Engenharias I/CAPES.

O texto científico é de autoria de Felício Cassalho, Samuel Beskow, Carlos Rogério de Mello, Maíra Martim de Moura, Laura Kerstner e Leo Fernandes Ávila, em um esforço combinado entre membros do Grupo de Pesquisa em Hidrologia e Modelagem Hidrológica em Bacias Hidrográficas/CNPq, da Universidade Federal de Pelotas e da Universidade Federal de Lavras.

O artigo refere-se ao segundo capítulo do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Felício Cassalho, aluno de Graduação em Engenharia Hídrica da UFPel, intitulado “Análise de frequência de cheias no Estado do Rio Grande do Sul”, desenvolvido sob orientação do professor Samuel Beskow (CDTec/Engenharia Hídrica).

O estudo buscou avaliar as aplicações de métodos do estado-da-arte na modelagem probabilística das vazões máximas do Estado do Rio Grande do Sul. Para isso, Funções Densidade de Probabilidade multiparâmetros (GEV, LN3, PE3, GLO, GPA, Kappa e Wakeby) foram comparadas àquelas tradicionalmente utilizadas no Brasil (Gumbel, LN2 e Gama).

Conforme os autores, os resultados apresentados são de suma importância para a engenharia e gestão dos recursos hídricos no Brasil, expondo a necessidade no avanço das aplicações da hidrologia estatística no país em busca de estimativas mais precisas da vazão de projeto visando análises de cheias. Visto que, as Funções Densidade de Probabilidade tradicionalmente utilizadas no Brasil se mostraram substancialmente inferiores às multiparâmetros, não só em termos da estimativa da vazão de projeto, mas como no ajuste aos dados observados.

O TCC na íntegra é constituído de 4 capítulos:

– Capítulo 1: Hydrological regionalization of maximum stream flows using an approach based on L-moments. Clique aqui para acessar

– Capítulo 2: At-site flood frequency analysis coupled with multiparameter probability distributions. Clique aqui para acessar

– Capítulo 3: Regional flood frequency analysis using L-moments for geographically defined regions: an assessment in Brazil.

– Capítulo 4: Artificial intelligence for identifying hydrologically homogeneous regions: a state-of-the-art regional flood frequency analysis.

O estudo desenvolvido a partir do capítulo 1 encontra-se publicado na Revista Brasileira de Recursos Hídricos e o do capítulo 2 na Water Resources Management/Springer, enquanto os demais capítulos estão em processo de peer review em outros periódicos internacionais de grande relevância científica.

https://link.springer.com/article/10.1007/s11269-017-1810-7

http://www.scielo.br/pdf/rbrh/v22/2318-0331-rbrh-2318-0331021720160064.pdf

Publicado em 23/02/2018, na categoria Notícias.