Início do conteúdo

Estudantes criam plataforma que fornece apoio a cuidadores familiares

Parceria feita entre estudantes de Engenharia da Computação, Enfermagem e de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promoveu a criação do Observatório Cuidativo Virtual (OCV), plataforma que visa fornecer apoio e proporcionar saúde aos cuidadores familiares da cidade de Pelotas.

A ideia foi do recém formado Engenheiro da Computação pela UFPel, Leandro Bresciani das Neves, e tem como objetivo promover contato e troca de informações entre cuidadores através do armazenamento de seus dados e da divulgação de informações relevantes à sua profissão.

Entre 15 e 20 pessoas trabalham no projeto de extensão “Um Olhar sobre o Cuidador Familiar”, que inclui estudantes e professores, entre eles a professora responsável pelo projeto, Stefanie Griebeler Oliveira, e a estudante de Enfermagem Silvia Francine Sartor. Na primeira etapa, foram realizados questionários com os cuidadores através de visitas domiciliares feitas pelos estudantes. No momento, os dados recolhidos estão sendo repassados à plataforma, assim como reportagens, artigos e informações que podem ser úteis aos cuidadores.

É possível obter mais informações e participar do projeto através da plataforma e da página no Facebook da Unidade Cuidativa de Pelotas.

Publicado em 08/01/2018, nas categorias Destaque, Notícias.