Departamento de Medicina Social comemora 40 anos

O ano de 2017 marca os 40 anos de criação do Departamento de Medicina Social, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Um evento comemorativo, nesta quarta-feira (29), às 19h, no Auditório da Faculdade de Medicina, marcará a data.

O Departamento iniciou suas atividades no ano de 1976, junto ao Departamento de Saúde Mental, pela atuação de seus dois primeiros docentes: Kurt Kloetzel e José Justino Faleiros. Sua formalização enquanto departamento autônomo ocorreu no ano de 1977.

Desde então, a ênfase na Medicina de Comunidade e na investigação já se manifestava no grupo, e, durante essas quatro décadas, o Departamento tem se caracterizado pela excelência de desempenho nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O cuidado médico em atenção primária à saúde é a marca do departamento no campo da assistência e da extensão, prática instituída na década de 70 quando era responsável por dois Postos de Saúde Escola (Vila Municipal e Areal Leste) e representa a vanguarda em ações nesta área na cidade de Pelotas.

Hoje, o Departamento é responsável por quatro Unidades Básicas de Saúde – UBS (Vila Municipal, Areal Leste, Centro Social Urbano e Obelisco), atingindo uma população de mais de 25 mil habitantes.

Nessas quatro UBS são realizados por ano em torno de 37 mil atendimentos de enfermagem, 6,7 mil atendimentos odontológicos, 3 mil atendimentos de assistência social, 3,4 mil atendimentos de nutrição, mais de 35 mil atendimentos médicos, além de cerca de 12 mil ações programáticas.

Celebração
No evento comemorativo, além da exibição de um vídeo sobre os 40 anos do Departamento, haverá homenagens e confraternização.

Publicado em 29/11/2017, na categoria Notícias.