Inscrições abertas para o I Encontro de Sopros do Conservatório de Música

Estão abertas, até 6 de outubro, as inscrições para o I Encontro de Sopros do Conservatório de Música, evento que integra as comemorações do Centenário do Conservatório da UFPel e que será realizado de 25 a 28 de outubro, com oficinas de técnica e apresentações musicais. As inscrições podem ser feitas no Conservatório, na rua Félix da Cunha, 651, fone (53) 32222562. O projeto é promovido pela ASSAMCON (Associação dos Amigos do Conservatório) e tem a coordenação do músico Alex Oliveira.

SOBRE O EVENTO:

A iniciativa tem por objetivo proporcionar aos músicos de todos os níveis e idades o acesso a materiais de estudo, aperfeiçoamento, prática de música de câmara e a prática de conjunto de instrumentos de sopro, incentivando e mostrando o universo da música instrumental.

INSTRUMENTOS:
Eufônio, saxofone, trompa, trompete e tuba.

MINISTRANTES:

Trompa
Professor Oseas José Severino (RJ) –
Graduado em Música pela UFRJ. Iniciou seus estudos no Conservatório de Frederico Chopin, onde estudou órgão. Com 14 anos começou seu estudo de trompa com Maviael Celestino – 1º Trompa da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte. Estudou com os professores Carlos Gomes de Oliveira, Antônio J. Augusto e Philip Doyle. Participou do master class com o prof. Will Sander (Alemanhã).

Saxofone
Professor Rafael Velloso

Carioca nascido em 11/11/1974 no bairro do Jardim Botânico no Rio de Janeiro. Bacharel em Saxofone (Universidade Estácio de Sá, 1998), Licenciado em Música e Mestre em Etnomusicologia (Escola de Música da UFRJ, 2010 e 2006) e Doutor em Etnomusicologia (UFRGS, 2015). Saxofonista desde dos 13 anos de idade, foi discípulo de alguns instrumentistas ligados à música popular, do choro ao jazz, tais como José Carlos Bigorna, Juarez Araújo e Carlos Malta. Em 2005 lançou o seu CD solo Sax Chorando e em 2006 iniciou a carreira acadêmica com uma pesquisa de mestrado sobre o Saxofone no Choro. Seus últimos trabalhos como arranjador e produtor musical foram o CD Bonde Folia da Orquestra Popular Céu na Terra (Dubas Música), ganhador do prêmio TIM 2008 e o DVD Quizomba ao Vivo (Som Livre) 2011. Atualmente é professor Adjunto do Bacharelado de Música da UFPEL, onde desenvolve atividades de pesquisa ensino e extensão voltadas para a pesquisa da música popular Brasileira.

Trombone
Professor Samuel Lopes
.
Cursou o Bacharel em Trombone tenor na UFSM, participou de diversos Festivais, os quais se destacam os festivais de Vêneto e Femusc; atuou como Trombonista em Orquestra Sinfônica, Orquestra de Sopro, Grupo de Metais, Quinteto de Metais e Quartetos.
Atualmente desenvolve trabalhos como professor de trombone , e trombonista da BANDA DE MUSICA DO CORPO DE FUZILEIRO NAVAL DA MARINHA DO BRASIL .

Professor Jamersom Borba da Costa.
Estudou Trompete na Escola de Musica da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre com o professor Tiago Linck e no Conservatório Pernambucano de Música .
Participou de vários Máster Class e Festivais tais como, Festival de Inverno em Campos de Jordão, Festival Internacional SESC de Música na cidade de Pelotas, 7º e 8º Encontro de Trompetistas.
Atualmente desenvolve trabalhos como professor de trompete , e trompetista da BANDA DE MUSICA DO CORPO DE FUZILEIRO NAVAL DA MARINHA DO BRASIL .

Euphonium e Tuba
Professor Alex Oliveira
Iniciou seus estudos musicais, com seu pai Professor e Maestro Sebastião José de Oliveira, Estudou Euphonium, e Regência na Universidade Livre de Música de São Paulo por sete anos e Composição e Regência no Curso Superior do Conservatório Dramático Musical de São Paulo. Obteve orientações de Euphonium com renomados professores como, Charles Delarubia (Inglaterra); Sadahide Yamashita (Japão); participou de inúmeros Festivais de Musica Nacionais e Internacionais em Curitiba, Brasília, Campos de Jordão, Tatuí, Cubatão e João Pessoa, Campinas; I e II Conferência Sul-Americana de Compositores, Arranjadores e Regentes de Banda Sinfônica; onde teve a brilhante estréia de sua consagrada Peça Musical: O Poema Sinfônico O DESBRAVADOR, com grande aceitação do seleto público presente.
Em sua carreira atuou como Euphonista Solo em mais de 12 grupos musicais, onde se destacam Banda Sinfônica do Exército (Euphonium Solo e Chefe de Naipe), Banda Sinfônica do Estado de São Paulo (Euphonium Solo, Músico Convidado) e Orquestra Sinfônica do estado de São Paulo OSESP (Músico convidado).
Como Regente atuou nos seguintes grupos: Grupo de Tubas, Euphonium e Percussão da Banda Sinfônica do Exército; – Brass Band Regente Feijo; E como Regente convidado da Orquestra Filarmônica da ADMM.
Em 2008 recebeu o Colar Cívico Cultural, dos Nobres Cavaleiros de São Paulo, no grau de Cavaleiro;
Considerado o melhor euphonista do Brasil no ano de 2005 á 2010, pelos críticos de arte de São Paulo.Em 2016 sagrou-se campeão do concurso nacional para a escolha da Canção da 11º Brigada de Infantaria Leve, onde sua obra foi escolhida, com letra, música e arranjo de sua autoria.
Atualmente atua como Professor no Curso de Regência do Conservatório Musical de Pelotas e Euphonista na Banda de Música da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada.

SERVIÇO

Inscrições: De 25 de setembro a 6 de outubro, das 14h às 18h – Valor: R$ 120,00.

Realização do evento: De 25 a 28 de outubro.

Recital de Encerramento: Dia 28 de outubro, às 20h na Bibliotheca Pública Pelotense – Entrada Franca.

Publicado em 25/09/2017, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.