HE tem programações para o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos

No dia 27 de setembro é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos e Tecidos e o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) está organizando diversas ações de conscientização. A programação será promovida pela Comissão de Transplantes e Captação de Órgãos (CIHDOTT) em parceria com a equipe do Projeto Conversando com a Comunidade, de iniciativa do Banco de Olhos do hospital, em conjunto com a Faculdade de Enfermagem da UFPel.

As atividades terão início no dia 20 de setembro, no Altar da Pátria, com abordagem do público e distribuição de material informativo. No dia 26, uma ação informativa interna acontecerá no HE, durante todos os turnos de trabalho, objetivando a conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos dentre os colaboradores. No dia seguinte, 27, haverá abordagem e distribuição de material informativo, no Largo do Mercado, no Calçadão e nos principais pontos de ônibus.

O projeto

O projeto de extensão é formado por inúmeros profissionais e estudantes de diversas áreas do conhecimento, além de várias instituições parceiras. O objetivo é conversar com a comunidade sobre doação de órgãos e tecidos, difundindo principalmente o diálogo familiar sobre o tema, para que os doadores manifestem sua vontade para que os familiares autorizem.

Atualmente no Rio Grande do Sul há aproximadamente 1,2 mil pessoas necessitando de um órgão. No Brasil esse número está em torno de 35 mil. Sendo assim, o projeto enfatiza a necessidade de promover o tema de doação de órgãos e tecidos de maneira natural entre a sociedade, sem tabus ou preconceitos, por isso ações de sensibilização e de esclarecimento de dúvidas são os principais instrumentos para promoção da temática pelo projeto.

Publicado em 15/09/2017, na categoria Notícias.