Início do conteúdo

Campus Capão do Leão recebe conceito 4 após visita in loco

A Universidade Federal de Pelotas recebeu, nesta quinta-feira (24), o relatório da avaliação in loco do processo de Recredenciamento Institucional, referente à visita ao Campus Capão do Leão. A visita ocorreu no período de 13 a 17 de agosto de 2017 e foi conduzida por três especialistas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

O processo é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que busca uma melhoria desse setor do sistema educacional brasileiro. Entre os critérios que são utilizados para a avaliação, estão o planejamento e a avaliação institucional, que abordará elementos como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI); o desenvolvimento institucional, onde são avaliados dados como a responsabilidade social; as políticas acadêmicas, entre as quais as atividades-fins de ensino, pesquisa e extensão e a própria relação da Universidade com a sociedade; as políticas de gestão e a infraestrutura física, onde estão inclusas as bibliotecas, laboratórios, instalações e a acessibilidade.

Conforme o Instrumento de Avaliação Institucional do INEP/MEC, o conceito das avaliações varia de 1 a 5, sendo o maior considerado excelente. O conceito institucional da UFPel, referente a esta visita, é 4, considerando a qualidade da Instituição como muito boa. Esse conceito se junta ao conceito já recebido pelas unidades localizadas em Pelotas, que também contou com conceito 4. Um conceito final sobre a instituição ainda será emitido pelo instituto.

Publicado em 24/08/2017, na categoria Notícias.