Vem aí o Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas

Agende-se: em outubro, haverá uma oportunidade para acompanhar de perto manifestações culturais por meio da dança de onze países. Entre os dias 18 de 25 de outubro, será realizado em Pelotas o Festival Internacional de Folclore e Artes Populares (Fifap). Projeto de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) conveniado com o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), o encontro tem o apoio da Prefeitura de Pelotas e do grupo independente Abambaé e terá a participação da ONG América Unida, iniciativa parceira do Festival.

Nesta sexta-feira (14), a comissão organizadora e representantes da delegação uruguaia do América Unida foram recebidos pelo reitor em exercício da UFPel, professor Luís Amaral. Na ocasião, além de apresentar detalhes sobre a dinâmica do evento, a integração internacional e as intenções para a programação deste ano, o grupo externou os pontos de apoio necessários para a plena realização do encontro.

Entre as intervenções previstas para esta edição do Fifap deverão estar atividades em escolas públicas, desfiles no centro histórico de Pelotas, oficinas de dança e noites de gala – momentos de grandes apresentações.

A dança tradicional e característica de cada grupamento humano é o fio condutor do Fifap. O América Unida vem para o Festival trazendo onze pares de bailarinos – um casal representando cada país -, além de diretores e integrantes da equipe técnica. Além de convergir culturas diversas, propõe a realização de coreografias que envolvem todas elas e dispensam fronteiras. “Estamos muito felizes em retornar à cidade para este evento que já é de todos. Somos mais que uma equipe de trabalho: somos uma família com os mesmos ideais e conceitos, caminhando juntos”, disse Gustavo Verno, diretor geral do América Unida.

Conforme a diretora do Centro de Artes, professora Úrsula Rosa da Silva, o curso de Dança é novo da UFPel mas por meio de iniciativas como o Fifap consolida sua internacionalização. “Através do Festival, temos impacto e resultados nos jovens. O evento traz retorno cultural e humano”, observou.

Nesta edição do Fifap, será a primeira vez que a montagem completa do espetáculo coletivo vai ser feita integralmente no Brasil. Cada grupo participante chega ao Festival com um repertório pronto de danças tradicionais e aqui serão desenvolvidas três coreografias em conjunto. Trata-se, segundo os organizadores, de um processo diverso e um ponto de conexão entre culturas.

O reitor em exercício, Luís Amaral, reforçou o apoio da UFPel e disse que a iniciativa vem ao encontro da proposta de integração estimulada pela gestão da Universidade. “Estamos em região de fronteira e queremos desenvolver uma interlocução maior em especial com os países do Mercosul. Esse evento se encaixa muito bem nessa proposta”, pontuou, sugerindo, ainda, a criação de um grupo de trabalho interinstitucional para tratar do evento, que tem grande potencialidade para envolver outros cursos além da Dança.

Publicado em 18/07/2017, nas categorias Destaque, Notícias.