Núcleo de Gênero combate a discriminação e defende a igualdade de direitos

O Nugen (Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual) da UFPel é um dos núcleos que compõem a Coordenação de Inclusão e Diversidade, diretamente vinculada ao Gabinete da Reitoria. Liderado pela professora Eliane Pardo, o Nugen tem em seu plano de metas planejar e executar ações institucionais propositivas no campo da denúncia, da comunicação, da formação e das políticas afirmativas no campo de gênero e diversidade sexual. Tem como uma de suas diretrizes a vinculação orgânica do ensino superior com o poder público, com a iniciativa privada, organizações da sociedade civil e movimentos sociais.

Tendo como princípios a igualdade de direitos e a não discriminação por sexo, orientação sexual e identidade de gênero, o Núcleo foi criado para atuar no combate ao machismo, ao sexismo, à misoginia e à homolesbobitransfobia na Universidade.

Entre as ações propostas, estão as criações de um conselho consultivo formado pela comunidade acadêmica da UFPel, docentes, discentes e técnico-administrativos e de espaços de convivência e acolhimento. O novo órgão prevê também a realização de campanhas, eventos e debates sobre direitos da mulher e diversidade sexual, a criação de uma ouvidoria para acolher e encaminhar denúncias referentes a essas temáticas e a divulgação, a promoção e o fomento de  ações desenvolvidas pela comunidade universitária.

São objetivos ainda o oferecimento de disciplinas sobre feminismos e diversidade sexual, a criação de um coletivo LGBT, a criação e fortalecimento de uma rede de apoio com os movimentos sociais e poder público e o lançamento e a realização do Congen, o Congresso de Gênero e Diversidade Sexual da UFPel.

O I Congen está previsto para setembro de 2017, tendo como tema da sua primeira edição “UFPel Generosa: uma universidade para além dos gêneros”.

Faça parte da Rede Nugen

A Rede Nugen é formada por um coletivo de profissionais, professores, técnico-administrativos, estudantes universitários, lideranças comunitárias, ativistas e artistas. O grupo atua no campo de gênero e diversidade sexual, unidos pelo interesse comum da denúncia, da comunicação, da formação, do atendimento e mapeamento das demandas da comunidade universitária, do fomento e incentivo aos projetos e programas existentes na UFPel, na implantação e criação de políticas afirmativas, na socialização de espaços, entre outras ações.

O Nugen está localizado no campus II, na rua Almirante Barroso, 1202, sala 112. Funciona em período integral com atendimento geral à comunidade universitária.

Para saber mais acesse e curta a página do Nugen no Facebook https://www.facebook.com/nugenufpel/  ou envie e-mail para nugen.ufpel@gmail.com .

Publicado em 25/05/2017, nas categorias Destaque, Notícias.