Universidade da Terceira Idade forma primeira turma

A primeira turma de alunos da Unati (Universidade Aberta à Terceira Idade) da UFPel recebeu seus certificados de conclusão dos cursos feitos em 2016 em ato realizado nesta segunda-feira (27), na Reitoria da Universidade. Foram 41 concluintes que receberam certificados por disciplinas como A Leitura, a Escrita e a Moda: Três Aliadas na Compreensão do Mundo; Oficina de Memória; Educação Patrimonial; Neuróbica e Informática Cultural, entre outras.

A Unati é um projeto da UFPel, iniciado em 2016, com participação de professores, técnicos e estudantes bolsistas e voluntários da Instituição. O projeto consiste em integrar pessoas idosas à vida acadêmica, ofertando melhor qualidade de vida a eles, além de estimular a continuidade dos estudos, visando o resgate da auto estima e fazendo com que eles criem um vínculo com a comunidade da UFPel. A turma certificada nesta semana iniciou os cursos em abril 2016.

O edital com a abertura das próximas inscrições, para as atividades de 2017, deverá ser publicado em abril, com começo das aulas em maio. Quem já é aluno tem sua vaga garantida, mas, mesmo assim, deverá fazer a inscrição nos cursos escolhidos.

Ato histórico

O reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, em sua manifestação na cerimônia de entrega dos certificados, disse que o momento se tratava de um ato histórico. “Atividades como esta são muito importantes, pois mostram como a Universidade pode se tornar mais inclusiva, quando temos diferentes populações aqui”, comemorou. Ele recordou que o projeto teve início na gestão passada, a quem agradeceu pela iniciativa. Também fez agradecimentos aos professores da Unati e parabenizou os formandos. “É um projeto que vamos fazer se consolidar e crescer nos próximos anos”, afirmou. Para tanto, a Unati terá suas atividades vinculadas à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Prec).

Cultura e convívio

Professor por mais de 45 anos, Tito Machado, convidado a falar em nome da primeira turma, disse que os cursos não proporcionaram apenas cultura e conhecimento aos alunos, mas uma coisa que talvez até seja mais importante, “convívio”. Ele agradeceu a todos os professores, bolsistas e coordenadores do programa, por tudo feito pela turma.

Publicado em 28/03/2017, nas categorias Destaque, Notícias.