Redação de Artigos Científicos é tema de palestra na SIEPE

dsc_0924Uma das atrações da 2ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi a palestra ministrada pelo professor da Escola Superior de Educação Física (ESEF), mestre e doutor em Epidemiologia, Marlos Domingues. A atividade esclareceu as principais dúvidas encontradas na hora da escrita de artigos científicos.

dsc_0933O professor dividiu a palestra em tópicos, explanando sobre como escrever um artigo, qual a importância da publicação, o que deve ser publicado, quando publicar, qual linguagem utilizar e como dividir a pesquisa.

Embasado na história da pesquisa científica, Domingues afirma que a linguagem precisa ser direta, transparente e completa – sem “amarras” ou “rodeios” utilizados em crônicas, por exemplo. O tamanho ideal para artigos originais pode variar de 2 mil a 2,5 mil palavras.

Dentre as dicas dadas pelo professor está não deixar para começar a escrever o artigo depois da pesquisa, pois os insights tidos durante o processo podem ser perdidos. Domingues orienta, ainda, a fazer uma revisão completa em todos os casos, mas, em especial, aos artigos com mais de um autor ou co-autor. Segundo o docente, a forma de escrever varia de uma pessoa para outra, e a revisão final precisa deixar o texto padronizado. Evitar frases longas e ambíguas e redundâncias também é necessário, assim como sequências de “sujeito mais verbo”, que, na maioria das vezes, fazem com que o leitor se confunda e precise recomeçar o parágrafo.

Publicado em 28/09/2016, nas categorias Destaque, Notícias.