Pesquisadores portugueses visitam a UFPel

DSC_0006DSC_0024Três pesquisadores portugueses estão na UFPel fazendo um intercâmbio científico dentro do Projeto de Cooperação Internacional entre a UFPel e a Universidade de Coimbra na área de codificação de vídeos, chamado algoritmos e arquiteturas para codificadores de vídeo 3D compatíveis com a norma HEVC/H.265, iniciado em março de 2015.

Na tarde desta segunda-feira (5), Luís Cruz da Universidade de Coimbra e Pedro Assunção e Lino Ferreira do Instituto Politécnico de Leiria foram recebidos pela vice-reitora, no exercício da reitoria, Denise Gigante. “É animador para a UFPel ver esta troca de conhecimento”, disse Denise. Para os pesquisadores, que já estiveram na UFPel, é visível a evolução da Universidade na área desde a última visita.

Intercâmbio

Os pesquisadores estarão na UFPel até o dia 8 de setembro e farão apresentações e reuniões de trabalho. Os professores já proferiram três palestras para os estudantes de graduação e pós-graduação da UFPel momento no qual falaram sobre técnicas de reconstrução de mapas de profundidade para vídeo multivista sujeito a erros de transmissão, métodos de sumarização de vídeo 2D e 3D e atividades de pesquisa em processamento de imagem e vídeo a decorrer no IT-Coimbra/DEEC UC.

O projeto é financiado pela Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT, Portugal) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o trabalho é coordenado no Brasil pelo professor Luciano Agostini (UFPel) e em Portugal pelo professor Luís Cruz (UC).

Publicado em 05/09/2016, na categoria Notícias.