Faculdade de Enfermagem comemora trajetória de 40 anos

DSC_0072 O dia 24 de agosto foi de grande celebração na Faculdade de Enfermagem da UFPel. Com um dia repleto de atividades, foram comemorados os 40 anos de fundação do curso de Enfermagem, uma trajetória marcada pela geração de conhecimento, formação de profissionais e lutas por um sistema de saúde cada vez mais voltado para a promoção do bem-estar integral do ser humano.

O lançamento das comemorações ocorreu na própria quarta-feira (24), quando foram reunidas diversas lideranças do curso e da Universidade para a apresentação de uma edição especial da revista “Journal of Nursing and Health”, editada pelo programa de pós-graduação em Enfermagem.

Na ocasião, o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, parabenizou a Faculdade pela passagem da data e afirmou que a data merece ser festejada, afinal são quatro décadas formando profissionais que transformaram Pelotas em referência de assistência à saúde. “Tivemos nesse tempo muitas mostras do que tem sido o trabalho da Faculdade de Enfermagem”, disse ele, ao lembrar os incontáveis egressos da UFPel que agora ocupam cargos de gestão em saúde e lecionam na área. “Essa faculdade traz muito orgulho para a Universidade”, declarou. Entre os temas destacados pelo reitor, está o grande engajamento da comunidade estudantil e a formação voltada para a saúde da família.

A superintendente do Hospital Escola da UFPel, Julieta Fripp, também esteve presente para celebrar junto à FEn, unidade parceira da casa de saúde em diversos projetos. Julieta lembrou que a inserção dos acadêmicos da Enfermagem no hospital propicia que as diversas áreas conversem e cresçam por meio da interdisciplinaridade.

DSC_8699Já Elaine Thumé, coordenadora do PPG em Enfermagem, fez um resgate histórico do currículo do curso de graduação, inicialmente voltado para a área hospitalar, mas que, no entanto, desde a década de 1970 já investia na atenção básica. “Nossa história viu o SUS [Sistema Único de Saúde] nascer”, pontuou. Para a docente, a formação, depois da reforma curricular, passou a ir muito além do cuidado com as doenças, mas passou a se comprometer com aquilo que a enfermagem acredita: na promoção da saúde e no cuidado das pessoas.

Para a vice-diretora da FEn, Valéria Coimbra, o dia do aniversário era um dia muito feliz: “A gente construiu uma história muito bonita”. Valéria destacou a trajetória da unidade como um caminho de muitas lutas, especialmente das mulheres, já que elas são muitas na Faculdade. “Tudo que conquistamos foi a base de muita luta. Formamos pessoas para a luta”, disse.

Encerrando os pronunciamentos da manhã, a diretora Vanda Jardim reafirmou a importância do dia, mas voltou-se para a realização de novos projetos e novos sonhos. Vanda resgatou atividades já realizadas em alusão aos 40 anos, como o Dia do Enfermeiro, em maio, e a Semana Acadêmica e também convidou para as demais ações do dia, como a inauguração da linha do tempo, o bolo de aniversário e o jantar. A diretora também lançou novos desafios, como a necessidade, em seu ponto de vista, em realizar uma divisão do Departamento de Enfermagem, visto que ele já conta com 40 professores.

DSC_0087Celebração com a comunidade acadêmica

Às 17h do mesmo dia, uma mesa posicionada no corredor da FEn, decorada com um bolo e o símbolo da enfermagem, a lamparina, anunciavam o festejo junto à comunidade acadêmica da UFPel. O momento foi liderado pela vice-diretora, acompanhada por diversos professores, estudantes e técnico-administrativos. Foi cantado o “Parabéns a você” e, em seguida, distribuído bolo aos presentes.

Publicado em 30/08/2016, nas categorias Destaque, Notícias.