Professora da FAE lança livro em Curitiba

d6e59384-419c-418a-91e1-4933f5962d38Será lançado na próxima terça-feira (26) o livro “Oficinas Pedagógicas Cooperativas: a motivação docente na formação continuada”, da professora da Faculdade de Educação da UFPel Denise Dalpiaz Antunez. O evento acontecerá às 19h35min, na Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED-Sul), em Curitiba. A obra foi originada a partir da pesquisa de Doutorado em Educação da Pontifícia Católica Universidade do Rio Grande do Sul (PUCRS) da autora e tem como objetivo apresentar suas vivências em Oficinas Pedagógicas de Trabalho Cooperativo.

Segundo Denise, as Oficinas Pedagógicas de Trabalho Cooperativo na Educação Continuada são propostas de vivências em grupo, que acontecem dentro do ambiente educativo, a partir das realidades, intencionalidades e motivações intrínsecas, dos professores atuantes na mesma instituição, onde o ambiente das oficinas revela desejos de mudanças no ambiente escolar. Ela atuou no grupo de pesquisa “Processos Motivacionais em Contextos Educativos” durante seus estudos de doutoramento. A escritora conta seu percurso feitos pelas ações diretamente em escolas da rede pública e privada com oficinas pedagógicas, junto aos componentes do mesmo grupo de pesquisa, assim como durante seu tempo de docência na Educação Básica.

“Essas oficinas são muito mais que a possibilidade de resultados eficazes na vida dos professores, como produto de reflexões e ações, não só pertinentes ao ambiente educativo, são um direito do Educador no caminho da auto-realização”, afirma Denise. A partir de pesquisas desenvolvidas em diferentes realidades educacionais, foi verificado que os professores participantes das oficinas propostas pelo grupo estavam mais motivados quando participavam com seus pares e colegas de escola, em momentos de reflexões, ações educativas e realização pessoal e profissional.

Participaram da pesquisa docentes atuantes na rede estadual de ensino no município de Porto Alegre (RS). A investigação foi de abordagem quantitativa e qualitativa e teve o estudo de caso como método de pesquisa dentro de um único ambiente escolar. A análise de conteúdo aconteceu acerca dos dados coletados nas oficinas. As categorias identificadas dessa análise foi: Quem é o Docente; Quem é o Discente; Autoconceito; Realidade Educativa; Ações e Emoções; Reconhecimento Pessoal. Contudo, na hipótese sustentada, as Oficinas Pedagógicas de Trabalho Cooperativo configuram-se como uma proposta de motivação docente na Educação Continuada, pelas quais pode-se promover o autoconhecimento, além da descoberta dos motivos pessoais que levam os professores à docência.”

A obra pode ser adquirida no site da Editora CRV, disponível neste link, no valor de por R$35,90.

Publicado em 20/07/2016, na categoria Notícias.