Maquete da nova Casa do Estudante terá mostra itinerante

DSC_0927Maquetes, modelos de implantação no terreno, miniaturas dos apartamentos, tour virtual. As projeções de como será o novo Condomínio Estudantil Universitário da UFPel estarão itinerando em diversos pontos da instituição para que a comunidade possa ver como vai ser a nova estrutura quando ela estiver concluída.

DSC_0915“Queremos representar o CEU de forma acessível”, explica a professora Adriane Borda, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, que liderou o projeto de ensino que permitiu que esses modelos fossem pensados e executados. As maquetes e projeções eletrônicas são fruto do trabalho do Grupo de Estudos para o Ensino-Aprendizagem de Gráfica Digital (Gegradi), ligado à Faurb, que dedicaram dias de suas férias para a elaboração do material.

DSC_0889Desenvolvido por diversos estudantes, bolsistas e voluntários, em uma grande atividade de ensino-aprendizagem, a ação de representação da nova Casa do Estudante trouxe à forma de imagens e formas volumétricas as plantas e projeções arquitetônicas pensadas para o conjunto de edificações. Eles foram produzidos por equipamentos de corte a laser e impressão 3D, enquanto outros usam a mesma tecnologia de fotorrealismo usada em jogos para uma apresentação eletrônica de forma que aquele que tenha contato com o modelo sinta-se dentro de um dos apartamentos.

DSC_0911“A ideia era explorar todos os tipos de representações”, diz a professora. A docente diz que é necessário que se crie uma cultura, na Arquitetura, de se apropriar de tudo o que está disponível para a atividade profissional.

DSC_0913Adriane considera que a ação tem sido um laboratório de experimentação e de uso de novas tecnologias. “A partir dos trabalhos, chegamos a diversas conclusões”, afirma ela, ao contar que foi possível avaliar o aproveitamento e a qualidade de vários materiais. Os novos desafios a serem encarados pelo grupo são o desenvolvimento de maquetes táteis, voltadas a pessoas com deficiência visual, e o uso de realidade aumentada.

Tour

Nos próximos dias, o material desenvolvido pelo Gegradi passará a circular por diversas unidades da UFPel, de forma com que a comunidade universitária possa ter contato com essas projeções. Dessa forma, especialmente os alunos, principais beneficiados da nova estrutura, poderão entender como serão os novos prédios.

A agenda da mostra itinerante será a seguinte:

– 30 e 31 de maio – Hall de Entrada do prédio do ICH – Rua Alberto Rosa, 154

– 1º e 2 de junho – RU do Campus Capão do Leão

– 3 e 6 de junho – Campus Anglo – ao lado da Cafeteria

Publicado em 30/05/2016, na categoria Notícias.