UFPel participa de eventos no Japão

japaoTrês estudantes e um professor da UFPel estão no Japão desde a semana passada, onde participam de dois importantes eventos científicos: 5th Workshop of the SeS Redox and Catalysis Network, na Tokai University, em Hiratsuka, e 13th International Conference on the Chemistry of Selenium and Tellurium, na cidade de Gifu. Os estudantes de Mestrado Filipe Penteado e David Borba Lima (PPG em Química) e Mariana Fronza (PPG em Biotecnologia) e o Prof. Eder João Lenardão (CCQFA) viajaram ao Japão com recursos do Projeto Selenium (redox) Therapeutics, coordenado pelo Prof Carl Schiesser e financiado pela Universidade de Melbourne dentro do International Research and Research Training Fund. Este projeto já financiou a ida de uma estudante de mestrado do Grupo de Pesquisa em Neurobiotecnologia (GPN) à Austrália em 2014 e conta também com a participação da Universidade de Perugia (Itália) e de Copenhagen (Dinamarca), representadas pelos Profs. Claudio Santi e Michael Davies.

Estudantes e professores do Laboratório de Síntese Orgânica Limpa (LASOL/CCQFA) e do Grupo de Pesquisa em Neurobiotecnologia (GPN/CDTec) têm atuado na pesquisa envolvendo a síntese de novas moléculas bioativas contendo enxofre, selênio e telúrio em sua estrutura e na avaliação das atividades farmacológicas destes compostos. Como resultados destes estudos, pesquisadores de diferentes universidades do Brasil e do exterior têm demonstrado interesse em criar parcerias com a UFPel e os frutos destas novas colaborações têm refletido tanto na publicação de artigos em colaboração como na aprovação de projetos de mobilidade acadêmica de estudantes e docentes, captando recursos no Brasil (FAPERGS, CNPq e CAPES) e também no exterior (Universidades de Melbourne e Universidade de Perugia).

Publicado em 24/05/2016, nas categorias Destaque, Notícias.