Mais 140 profissionais ingressam no HE/Ebserh

04O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu nesta sexta-feira (1º) mais 140 profissionais aprovados no concurso para provimento de pessoal. São técnicos em enfermagem, médicos, assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, assistentes administrativos e técnicos em segurança do trabalho que chegam para compor o quadro de servidores. Com esta chamada – a quinta realizada – o HE atinge mais de 50% das vagas previstas.

01A atividade de integração dos profissionais ocorreu no Auditório do Centro de Artes da UFPel e teve a proposta de mostrar o funcionamento e a missão da instituição.

02Na acolhida aos profissionais, a superintendente do HE, Julieta Fripp, apresentou as gerências e chefias das áreas de Atenção à Saúde, Administrativa e de Ensino e Pesquisa. Na ocasião, também destacou o processo de desenvolvimento do Hospital, que atende em sua totalidade os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e que, de 112 leitos, passou para 174. Até o fim do ano, esse número deve ser de 202. “Isso é um grande diferencial nos cenários de atendimento”, pontuou.

Na mesma linha, o reitor Mauro Del Pino saudou os novos profissionais falando a respeito do crescimento da instituição, em especial o novo Hospital, com 350 leitos, que deverá começar a sair do papel ainda este mês. O reitor destacou, também, o papel e as características de um hospital de ensino, convidando os novos servidores para que possam se engajar em atividades de ensino, pesquisa e extensão lá realizadas. “O crescimento do HE é estratégico para impactar a saúde de Pelotas e região e também na formação de profissionais e no desenvolvimento de pesquisas na área”, salientou.

Os participantes puderam assistir, também, a uma mensagem gravada em vídeo pelo presidente da Ebserh, Newton Lima Neto, que falou sobre a instituição e deu as boas-vindas. “Nossa missão é oferecer serviços de excelência, criar condições para a formação de profissionais qualificados e desenvolver ciência e tecnologia”, afirmou.

A programação continuou com a exibição do vídeo institucional do HE e explanações a respeito de temas como linhas de cuidado, atividades de ensino, Núcleo de Segurança do Paciente: Objetivos e Protocolos, Segurança do Trabalho e NR 32, Serviços de Controle de Infecção Hospitalar, relações de trabalho, pacote de benefícios Ebserh, plano de capacitação e avaliação de desempenho no período de experiência.

A técnica em Enfermagem Fabiane Luz diz ter as melhores expectativas com o começo do trabalho no HE. “Estamos todos com o mesmo objetivo, de iniciar essa nova forma de trabalho”, disse.

A fisioterapeuta Natália Costa Arroyo veio de Campinas, São Paulo, e também está animada com o ingresso no HE. “Gostei bastante da cidade, a proposta de trabalho é boa e achei os procedimentos da Ebserh organizados”, elogiou.

A previsão é de que haja uma nova convocação de aprovados no concurso por mês até completar-se a totalidade dos profissionais selecionados. A próxima deve ocorrer no fim de abril.

Publicado em 04/04/2016, nas categorias Destaque, Notícias.