Hospital Escola lança equipe de consultoria em cuidados paliativos

1No dia 19 de fevereiro, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel), filial Ebserh, lançou a Equipe de Consultoria em Cuidados Paliativos. O evento, realizado no auditório do HE, contou com a participação do médico da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Rodrigo Kappel Castilho, que palestrou sobre o tema, trazendo conceitos atuais sobre a filosofia dos cuidados paliativos e também a experiência da equipe consultora coordenada por ele naquele hospital.

2A solenidade foi conduzida pela superintendente do HE, Julieta Fripp. “Estamos vivendo  um momento histórico, um marco que estabelece ainda mais a qualidade do cuidado para os nossos usuários, em especial, os pacientes oncológicos e aqueles com doenças crônicas e múltiplas comorbidades”, explicou. A equipe consultora do Hospital Escola foi apresentada para todos os profissionais presentes, sendo constituída por um médico, Fábio de Moura Pinto, uma enfermeira, Ana Cristina Fansela, uma assistente social, Simone Snaghi, e uma psicóloga, Thaís Leivas. “Estamos buscando trazer mais conforto e qualidade de vida aos nossos pacientes”, destacou Ana.

8A equipe irá trabalhar de maneira integrada com os profissionais e residentes de todos os setores assistenciais, incluindo clínica médica, cirurgia, pediatria, ginecologia, UTIs e atenção domiciliar, interagindo de modo a minimizar o sofrimento físico, emocional, social e espiritual dos pacientes com um rigoroso controle de sintomas, construído de forma compartilhada com as equipes assistenciais.

Castilho, em sua fala, explicou o conceito de cuidados paliativos, esclarecendo que esse ramo não é ligado apenas a doenças terminais e, sim, para qualquer doença ameaçadora da vida, sendo um cuidado realizado em conjunto ao tratamento curativo. Além disso, salientou que a equipe multiprofissional responsável por esse tipo de tratamento deve saber se comunicar com os pacientes, ajudando-os a compreender mais sobre o que estão vivendo.

A equipe de consultoria em cuidados paliativos do HE também irá facilitar os fluxos no processo de gestão da clínica e alta responsável.

Publicado em 23/02/2016, nas categorias Destaque, Notícias.