Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica 2015

Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica foi instituído, em 2003, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ampliado, a partir da edição de 2012, quando passou a ser denominado Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, alinhado com as novas prioridades governamentais de incentivo à inovação tecnológica. O Prêmio conta com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O Prêmio é atribuído anualmente a bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq e às instituições participantes do Pibic. O Prêmio é atribuído em três categorias:

1. Bolsista de Iniciação Científica;
  2. Bolsista de Iniciação Tecnológica;
  3. Mérito Institucional.

Nas categorias Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica, serão concedidas até seis premiações, assim distribuídas:

Categoria de Bolsista de Iniciação Científica:

• 1 bolsista da grande área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias – um ganhador nesta categoria;
  • 1 bolsista da grande área de Ciências da Vida – um ganhador nesta categoria;
  • 1 bolsista da grande área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes – um ganhador nesta categoria.

Categoria de Bolsista de IniciaçãoTecnológica:

• 1 bolsista da grande área de Ciências da Vida – um ganhador nesta categoria;

Data Limite

As coordenações do PIBIC e/ou PIBITI das instituições de ensino e pesquisa devem indicar ao CNPq, através do e-mail: pict@cnpq.br, até 11 de março de 2016, seis bolsistas (3 para cada uma das duas categorias (ICT ou ITI) para concorrer à etapa nacional. .

Elegibilidade

Os bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq indicados para concorrer à “etapa nacional”, são aqueles que apresentaram os melhores relatórios, classificados ou premiados pelo comitê interno ou externo nas jornadas, salões ou seminários realizados nas instituições de ensino e pesquisa no 2º semestre de 2015.

Caso a instituição de ensino ou pesquisa não realize eventos relacionados no presente artigo, deverá receber as inscrições dos bolsistas e selecionar os melhores relatórios por meio de um comitê interno e encaminhar ao CNPq.

As inscrições das instituições para concorrer na categoria Mérito Institucional serão automáticas, desde que apresentem bolsistas do PIBIC, PIBIC AF ou oriundos de quota do pesquisador inscritos na categoria Bolsista de Iniciação Científica .

A premiação consiste de:

Categorias Bolsista de Iniciação Científica e Bolsista de Iniciação Tecnológica:

1. Quantia em dinheiro, ao bolsista agraciado por categoria e por cada grande área do conhecimento, no total de seis ganhadores: R$7.000,00 por ganhador;
  2. Bolsa de Mestrado ao bolsista agraciado por categoria e por cada grande área do conhecimento;
  3. Passagem aérea e hospedagem para permitir a participação ao bolsista agraciado por categoria e por cada grande área do conhecimento na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a ser realizada em 2016.

O prazo limite para início da utilização da bolsa de Mestrado não poderá ser será de 24 (vinte e quatro) meses, contados a partir da data da cerimônia de entrega do Prêmio.

Categoria Mérito Institucional: um troféu para a instituição do PIBIC com maior índice de egressos do PIBIC titulados na pós-graduação, em cursos reconhecidos pela Capes e passagem aérea e hospedagem para permitir a participação ao bolsista agraciado por categoria e por cada grande área do conhecimento na 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2016.

Critérios de Seleção

A escolha dos premiados será feita por três Comissões Julgadoras, sendo uma para cada grande área do conhecimento, designadas pelo Presidente do CNPq, e composta por nove membros, sendo um representante da Academia Brasileira de Ciências (ABC); um representante da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); e sete representantes da comunidade científica e tecnológica, sendo que um deles será o presidente da Comissão.

Os relatórios dos bolsistas das duas categorias serão avaliados, considerando os seguintes critérios e pontuação:

1. Mérito, relevância e qualidade do relatório final;
  2. Originalidade e inovação;
  3. Aplicação prática da pesquisa para a solução de problemas concretos e com resultados finais;
  4. Perfil, histórico escolar e atuação e atribuições do bolsista do ponto de vista do orientador.

Restrições

As instituições que receberam menos de cem bolsas Pibic no período aferido de dez anos não poderão concorrer à categoria Mérito Institucional.

Não poderão se candidatar ex-bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq.

Forma de Solicitação

As coordenações do PIBIC, PIBITI e as instituições de pesquisa devem transmitir ao CNPq, utilizando a Plataforma Carlos Chagas os seis melhores relatórios dos bolsistas, três por categoria, sendo um em cada grande área do conhecimento e a documentação complementar a seguir:

• Formulário de indicação;
  • Histórico escolar;
  • Carta de recomendação do orientador sobre o perfil, atuação e atribuições do bolsista.

Nota: a documentação deve ser encaminhada no formato PDF.

Consulte o Regulamento para mais informações.

Observações

O resultado será anunciado pelo CNPq até 27 de maio de 2016, no site do Prêmio: WWW.destaqueict.cnpq.br.

A cerimônia de entrega do Prêmio será realizada durante a 678ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em julho de 2016.

Publicado em 10/02/2016, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.