UFPel recebe visita do ex-presidente da CAPES

DSC_0049A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu, nesta quinta-feira (4), a visita do diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e ex-presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Jorge Guimarães. Junto a ele, uma equipe está em Pelotas para contribuir na formação da Rede de Biotecnologia da Região Sul do Brasil (Rede BioSul). Dentre os integrantes do grupo está também o professor Ruy Caldas, secretário executivo da Rede Pró-Centro Oeste, e o diretor de Operações da Embrapii, Carlos Eduardo Pereira.

DSC_0056A estruturação da proposta da Rede BioSul é coordenada pelo diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDTec) da UFPel, professor Odir Dellagostin. A proposta principal é estabelecer uma rede de pesquisa, desenvolvimento e inovação em Biotecnologia na região Sul do país, promovendo a interação da academia com o setor empresarial. Dessa forma, a ideia contempla a congregação de instituições com a atuação na área nos três estados, buscando potencializar ações que buscam o aprimoramento do empreendedorismo em Biotecnologia e promover a cooperação acadêmica e a interação da academia com o setor empresarial.

Aqui, além de reunião de trabalho, os visitantes estarão estreitando laços com a própria UFPel e também com a empresa Lifemed. Em encontro com o reitor Mauro Del Pino, foi reforçado o apoio da Universidade à proposta da Rede e à proximidade com a Embrapii. O reitor saudou a iniciativa, que, destacou, trará desenvolvimento para essa área estratégica para o país. “Será fundamental para transformar as cadeias produtivas do Sul e gerar tecnologia e inovação”, disse, relatando aos visitantes a procura pela área na UFPel e o papel que desempenha.

Na ocasião, o diretor do CDTec lembrou da contribuição de Guimarães na recomendação de que o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, há cerca de 20 anos, mudasse de foco e se reinventasse, o que abriu caminho para sua constante qualificação.

Guimarães falou sobre o trabalho da Embrapii e sobre o cenário peculiar do Sul, que se destaca na educação e na tecnologia, por exemplo. “O Brasil tem muitos desafios e também muito potencial”, disse.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, relatou a participação ativa da UFPel nos Arranjos Produtivos Locais (APL), na criação da incubadora Conectar e no Parque Tecnológico do município, dentre outras ações que geram impacto social e econômico na região.

Participam da proposta de criação da Rede, além da UFPel, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), com o respaldo da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (SEPED/MCTI).

Publicado em 05/02/2016, nas categorias Destaque, Notícias.