Siepe realiza entrega de prêmios e comemora sucesso na integração

DSC_0397DSC_0269O pleno sucesso na integração entre as áreas foi comemorado durante a cerimônia de encerramento da 1ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas (Siepe), realizada em setembro na Instituição. A cerimônia, que também foi momento de entrega de premiações e agradecimentos aos participantes, ocorreu no Auditório da Faculdade de Direito, na noite desta terça-feira (24).

A Siepe congregou o 24º Congresso de Iniciação Científica (CIC), o 17º Encontro de Pós-Graduação (Enpos), o 2º Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e o 1º Congresso de Ensino de Graduação (CEG).

O CIC teve 1.635 trabalhos apresentados, divididos em nove áreas do conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Exatas e da Terra; Linguística, Letras e Artes; Engenharias e Multidisciplinar.

Na noite de encerramento, foram 27 prêmios concedidos pelo CIC , para os três melhores trabalhos de cada área. O primeiro classificado em cada segmento será convidado para publicar um artigo completo no livro da Siepe. Confira os premiados de cada área, com a ordem de classificação, no arquivo  Premiados XXIV CIC com colocações .

No Enpos foram 800 produções científicas, divididas nas mesmas áreas do conhecimento. Da mesma forma que o CIC, foram 27 premiados e os primeiros em cada área publicarão artigos. Confira os premiados de cada área, com a ordem de classificação, no arquivo  TRABALHOS PREMIADOS ENPOS .

O CEC recebeu 448 trabalhos, com um destaque por categoria, totalizando oito. Desses, dois foram premiados com Menção Honrosa, Sistematização de Informações Geográficas em Jaguarão, de Vanessa Forneck, e Projeto Quem Luta Não Briga, Taekwondo: da Iniciação ao Alto Rendimento, de Mariana Camargo, e o trabalho Terra de Quilombo: A importância do saber Tradicional e da Agrobiodiversidade para Ações de Etnodesenvolvimento, de Luana Falcão, recebeu o Prêmio de Extensão Aldyr Garcia Schlee. A honraria tem a intenção de reverenciar a trajetória profissional do intelectual, que foi pró-reitor de Extensão, e lança luzes sobre a grandeza do conceito de extensão universitária. Confira no arquivo  Notas-CEC  todos os premiados no CEC.

Já o Congresso de Ensino de Graduação, por estar em sua primeira edição, foi concebido como um momento de socialização de trabalhos, sem caráter classificatório. O CEG contou com 316 apresentações, todas de práticas elaboradas dentro da UFPel.

Anúncios

Em sua fala no ato de entrega dos prêmios, o reitor Mauro Del Pino ressaltou que o sucesso do evento se deveu não somente à reunião dos projetos, mas também a toda uma estrutura institucional existente em serviços na Universidade. E neste sentido, anunciou conquistas que deverão facilitar ainda mais as atividades da próxima Siepe, em 2016. A primeira é o Formulário Único de Registro de Projetos, que entrará em vigor no primeiro semestre do ano que vem. O instrumento unificará os registros dos projetos, não importando se são de pesquisa, ensino ou extensão. O segundo anúncio foi o da instalação, junto à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, de um Escritório de Projetos, que atuará na relação com as fundações da Universidade, que apoiam a Instituição no desenvolvimento dos projetos.

O trabalho de toda uma equipe, formada por servidores de pró-reitorias, de coordenações e de unidades da Universidade foi destacado pelo vice-reitora, Denise Gigante, como fator gerador do sucesso da Siepe. Ela frisou que, após o evento, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão fica ainda mais fortalecida na Instituição.

Já o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, destacou o avanço que foi fazer o evento, unindo as três áreas, num mesmo local, o que permitiu a perfeita integração entre os pesquisadores, classificando a realização como conquista histórica.

“A indissociabilidade se faz pelas ações, e a Semana Integrada foi exatamente isso”, assim definiu o sucesso do encontro a pró-reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti.

Para o pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypólito, a Siepe provou que a produção do conhecimento acadêmico não tem hierarquia, “vem de todas as áreas”. Lembrou que os trabalhos do CEG, mesmo não tendo tido premiação, foram muito destacados por suas qualidades.

Homenagens

Durante o ato, a Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) prestou homenagem ao estudante Luciano Motta, por sua liderança na criação da Rede Ciência Sem Fronteiras. Foram homenageados pela atuação na Siepe as Coordenações de Tecnologia da Informação (CTI) e de Comunicação Social (CCS), o SulDesign, a Fundação Delfim Mendes Silveira, a vice-reitora e o reitor e as equipes das pró-reitorias de Graduação, Pesquisa e Pós-Graduação e Extensão e Cultura.

Ainda na cerimônia, foram premiadas as duas empresas juniores vencedoras do Pitch realizado no Terceiro Workshop de Empreendedorismo da UFPel. A vencedora foi a Designeria, ficando com a segunda colocação a HUT8.

Publicado em 25/11/2015, nas categorias Destaque, Notícias.