Início do conteúdo

Fórum Social da UFPel discute seu regimento nesta quinta

002(3)  Buscando unir ainda mais a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a comunidade pelotense, a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC) apresenta nesta quinta-feira (24) o regimento organizado para o Fórum Social da UFPel. O órgão, que se propõe a ser um mediador entre aquilo que é produzido na comunidade e o meio acadêmico, terá esta e outras questões discutidas em evento que ocorre no Museu do Doce, localizado na Praça Coronel Pedro Osório, 8, às 14h30.

O Fórum foi apresentado como uma iniciativa no 1° Congresso de Extensão e Cultura (CEC) no ano passado e pretende manter de forma permanente suas atividades a partir deste ano. Mesmo antes de ter seu regimento aprovado, o Fórum já promove atividades durante a primeira Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) da UFPel. Expositores oriundos de diversos grupos e coletivos de Pelotas trouxeram até o campus Anglo diferentes trabalhos.

ENTREVISTADOS 01 - img 002Mariane Simões e Murilo Cabral são expositores no evento. Fazendo parte de um coletivo independente, trouxeram para dentro da universidade trabalhos de artesanato e culinária. Mariana, estudante de Artes Visuais na UFPel, conta que ter a chance de participar da Semana Integrada está sendo muito interessante.

Quem também se mostrou muito animada com a iniciativa foi Maria Zoé de Arruda. Produzindo há 20 anos flores e plantas ornamentais, a expositora diz que adorou a iniciativa e que acredita que isto deveria ocorrer em outros eventos da universidade. “Fui muito bem tratada pelo pessoal da organização. Os estudantes que circulam por aqui também prestigiaram nosso trabalho, está sendo muito boa a experiência”, conta Maria. A expositora também relata que, apesar de sempre ter vendido seus produtos em casa, está sendo uma chance de conversar com outros expositores e, quem sabe, passar a participar de feiras que ocorrem pela cidade.

ENTREVISTADOS 03 - img 001Quem está participando da organização do Fórum também acredita nas possibilidades do projeto. O aluno do curso de Teatro e bolsista do Fórum Social pela PREC Cid Branco destaca a importância do órgão para a inserção da comunidade nos espaços da UFPel. “O Fórum Social é uma oportunidade de a universidade ouvir os produtores da comunidade, entender quais as necessidades destas pessoas e organizar de alguma forma suas demandas”, relata o organizador.

Giovani Lessa, estudante de antropologia e também organizador do órgão, conta que o Fórum tem muito para contribuir, pois gera uma nova visibilidade para a comunidade aos olhos do meio acadêmico. “O Fórum é a oportunidade da periferia não ser para a universidade apenas um núcleo de pesquisa, mas que também seja inserido dentro de seus espaços”, conta.

A partir da reunião desta quinta, o Fórum pretende desenvolver e agregar cada vez mais novos participantes, pois, acredita nesta aproximação da universidade com os diferentes movimentos sociais, culturais e populares presentes na cidade de Pelotas.

Publicado em 23/09/2015, nas categorias Agenda, Destaque, Notícias.