Conservatório promove curso sobre Música Antiga

Fernando Mattos Ala+-ªde 2O projeto AfinaSul, ainda nas comemorações dos 97 anos do Conservatório de Música da UFPel, promove o curso “Instrumentos de Cordas e o Improviso na Música Antiga”, com o professor Fernando Lewis de Mattos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O evento ocorrerá no Auditório do Centro de Artes, na rua Álvaro Chaves, 65, no dia 5 de outubro, das 19h às 21h30. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas na secretaria do Conservatório de Música no turno da tarde.

Serão utilizados os seguintes instrumentos: Lira (grega), Setar (alaúde persa), Oud (alaúde árabe) e Cítola (guitarra medieval). O programa do curso contemplará as origens dos instrumentos de cordas pinçadas, o estudo de sistemas musicais de diferentes tradições antigas (Suméria, Grécia, Pérsia, Mundo Árabe e Bizâncio), incluindo a apreciação de improvisações nos referidos idiomas musicais. Os participantes estão convidados, nos últimos 30 minutos do curso, a utilizar seus próprios instrumentos musicais e/ou vozes em uma improvisação coletiva com base em algum dos tópicos estudados.

Palestrante

Doutor em Composição, Fernando Mattos é professor do Departamento de Música da UFRGS. Compositor e arranjador com trabalhos para diferentes formações vocais e instrumentais, participação em trilhas sonoras para teatro, vídeo e cinema e produçãode material sonoro para exposições. Dedica-se à pesquisa einterpretação de música antiga e contemporânea através de instrumentos de cordas pinçadas (alaúde, viola e violão), com atuação em recitais solo, grupos de câmara e orquestras barrocas. Como instrumentista, arranjador e compositor, tem participação em vários trabalhos premiados. Entre outros, teve participação no Conjunto de Câmara de Porto Alegre, grupo escolhido pelo Itamaraty para representar o Brasil na inauguração da primeira Casa de Cultura do Mercosul, em Colônia deSacramento, no Uruguai.

Publicado em 23/09/2015, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.