Início do conteúdo

Ato, na noite desta segunda (21), abre oficialmente a Siepe

CREDENCIAMENTO 002São mais de 3,2 mil trabalhos, de ensino, pesquisa e extensão. É a produção acadêmica da UFPel à mostra, durante toda esta semana, integrando as três áreas e fortalecendo a indissociabilidade entre elas, pilar da atividade universitária. A I Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), que vai até a sexta-feira (25), foi aberta na noite desta segunda (21), em ato que ocorreu no Salão Nobre da Faculdade de Direito.

Durante os cinco dias ocorrem os principais eventos das três áreas, que são o 24º Congresso de Iniciação Científica (CIC), 17º Encontro da Pós-Graduação (Enpos), 2º Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e o 1º Congresso de Ensino de Graduação (CEG).

A Semana segue a política já colocada em prática em 2014, quando os eventos foram realizados simultaneamente, no segundo semestre do ano. Durante a semana, as atividades acadêmicas estão suspensas.

São 3.209 trabalhos em todos os eventos, sendo 1.634 no CIC, 806 no Enpos, 450 no CEC e 319 no CEG. As atividades se desenvolvem em 40 salas, com as apresentações dos trabalhos ocorrendo no campus Anglo. Desde o começo da tarde desta segunda os trabalhos são apresentados pelos acadêmicos.

Os horários e salas das apresentações dos trabalhos e comunicações, que ocorrem todas no campus Anglo, estão nos sites dos eventos, que podem ser acessados na página da Siepe, que é a http://www2.ufpel.edu.br/siepe/ . Nos sites de cada evento estão também as programações dos Congressos e encontros.

Confira a programação geral em  siepe-2015-atualizada.

Cerimônia

DSC_5559Na abertura da Siepe, o reitor Mauro Del Pino disse que a Universidade tem dado bons exemplos para o desenvolvimento sustentável, tema da Siepe, e na formação dos estudantes. “Nossas ações expressam um conjunto de esforços para que a formação dos profissionais se dê muito além da sala de aula. Estamos oferecendo uma cultura acadêmica que agrega mais formação aos estudantes”, observou.

A vice-reitora, Denise Gigante, ressaltou que a Semana confirma que é possível a indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão e mais, que para reforçar este processo, em breve estará disponível o formulário único para projetos, já aprovado no Cocepe (Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão). O novo formulário fará o cadastro único do projeto, que poderá ter ênfase em uma das áreas, mas que registrará também as ações que forem realizadas nas outras.

“O fazer na Universidade é algo complexo, e é o nosso desafio permanente”, sentenciou o pró-reitor de Graduação, Álvaro Hypólito. Para ele, unificar as três áreas é uma conquista, e neste momento a UFPel está conseguindo isso.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini, destacou o número de avaliadores na Siepe, que são 560, e os 200 alunos voluntários no apoio. Ressaltou ainda as 340 isenções concedidas.

Para a pró-reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti, não só a quantidade de trabalhos inscritos é relevante, mas também suas qualidades. Ela lembrou que o Congresso de Extensão e Cultura registra em 2015 o dobro dos trabalhos do ano passado e sublinhou também o envolvimento dos estudantes de pós-graduação nos eventos. “É um momento rico e histórico”, afirmou.

Ciclo de Palestras

A Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão conta em sua programação com um Ciclo de Palestras, que ocupa todas as noites da programação. Todas as atividades ocorrem a partir das 19h30min.

Abrindo oficialmente a programação da Siepe, proferiu a conferência de abertura o arquiteto e urbanista espanhol Emilio Merino, especialista em mobilidade urbana, em especial no que tange o transporte urbano. A temática foi a “Mobilidade Urbana Sustentável”. A palestra ocorreu logo após a abertura, na Faculdade de Direito.

DSC_5664O professor espanhol, em sua fala, discorreu sobre aspectos como o vínculo do transporte público com a sustentabilidade; sobre constatações urbanas, como questões de densidade demográfica, poluição e congestionamentos; mobilidade sustentável; projetos e perspectivas urbanísticas; transporte público e privado; meio ambiente e recomendações.

“Sustentabilidade é mudança de comportamento das pessoas, se deixamos o carro e vamos a pé, ou de ônibus, ou de bicicleta. Sustentabilidade não é medida em quilômetros de vias, mas por esta mudança”, preconizou o professor.

As outras palestras ocorrem no Auditório do Centro de Artes, sempre às 19h30min. Nesta terça-feira (22), o foco será o Ensino, com a palestra “Formação de Professores no Ensino Superior: novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior”, conduzida pela professora Helena Costa Lopes Freitas, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Já a Pesquisa será abordada na quarta-feira (23), com a palestra da professora Mônica de La Fare, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que falará sobre “A regulação da ética na pesquisa: subsídios para o debate e a discussão nas Ciências Humanas e Sociais”.
Na sexta-feira (25), a temática Extensão será trazida pela vice-reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA), Joana Angélica Guimarães da Luz, que abordará o “Encontro de Saberes”. Na quinta-feira (24), um painel abordará a Creditação Curricular, em uma mesa composta pelos pró-reitores acadêmicos da UFPel, Álvaro Hypólito, de Graduação, Denise Bussoletti, de Extensão, e Luciano Agostini, de Pesquisa e Pós-Graduação.
Os interessados em participar das atividades do Ciclo de Palestra podem fazer a inscrição no momento: aqueles que tiverem mais de 75% de presença ganharão certificado de 20 horas.

Publicado em 22/09/2015, nas categorias Destaque, Notícias.