Novo Serviço de Radioterapia trará tratamento de excelência contra o câncer

001(5)Após o desenlace da fita inaugural na tarde desta sexta-feira (11), autoridades, profissionais da saúde e a comunidade puderam conhecer mais um espaço qualificado de saúde oferecido pela Universidade Federal de Pelotas: as novas instalações do Serviço de Radioterapia, que deixa sua antiga e acanhada sede para ganhar um espaço confortável para maior satisfação dos usuários do local.

O novo Serviço de Radioterapia traz a possibilidade de triplicar o número de atendimentos diários, de 40 para 120, todos pelo Sistema Único de Saúde. O novo complexo de atendimento e de uso acadêmico é composto por salas de espera, dois consultórios médicos, um consultório multiprofissional, um consultório odontológico, uma sala de observação com posto de enfermagem, uma sala de física médica e uma sala de máscaras e moldes. Compreende ainda duas salas administrativas, uma sala de aula, uma sala para serviço social, 11 sanitários, três vestiários, espaços para arquivo, material de limpeza, expurgo e copa para funcionários. Em área vizinha, encontra-se também o serviço de Radiologia, que permite exames de imagem como tomografia, ultrassonografia e raios-X, fundamentais para o tratamento radioterápico.

A edificação está preparada, além disso, para uma futura ampliação, já preparada, na qual será erguido um bunker que abrigará o novo acelerador linear, que trará um tratamento de ponta aos pacientes radioterápicos. Segundo a responsável técnica, a radio-oncologista Cláudia Pizarro, essa é uma forma mais avançada de terapia, já que não necessidade de fonte radioativa, como a atual, feita por um reator de cobalto. Também é mais segura, pois protege os demais órgãos do risco. Essa obra será realizada pelo Ministério da Saúde.

003(6)Cerimônia

Os discursos realizados na cerimônia de inauguração destacaram a busca realizada pela UFPel, especialmente por meio de seu Hospital Escola, na qualificação do atendimento realizado ao paciente oncológico, em seus três âmbitos: o diagnóstico, o tratamento e os cuidados paliativos.

O chefe da unidade de Radioterapia, Altair Faes, creditou todo o esforço realizado para tirar a obra do papel como fruto do amor colocado ali, especialmente naquele dedicado ao paciente. Já a responsável técnica expressou sua alegria em ver o anseio da comunidade ser concretizado, em especial a região sul do estado, que carecia de um serviço de qualidade na área. Ela relembrou todas as dificuldades encontradas para a manutenção do serviço, que chegou a ter seu fechamento recomendado pela Vigilância Sanitária, mas que conseguiu resistir.

A secretária de Saúde de Pelotas, Arita Bergmann, afirmou que a união ao entorno de uma causa nobre, o acesso a serviços de saúde de qualidade, moveram o projeto: “Viemos celebrar uma conquista que não é apenas para Pelotas, mas para toda a região”. Arita definiu o novo Serviço como de excelência, para tratar uma doença que tem encontrado grande prevalência no estado. “Esta é uma resposta concreta de um serviço público de qualidade”, disse, ao lembrar a grande parceria efetuada entre a Prefeitura e a Universidade.

Já a vice-prefeita do município, Paula Mascarenhas, afirmou ter tranquilidade em poder encaminhar a população atendida pelo SUS para este serviço. Na sua opinião, aqueles que enfrentam dramas humanos, ocasionados pelo câncer, podem encontrar um espaço que lhes dê mais conforto e carinho.

Representante do Ministério da Saúde, a coordenadora geral de Atenção Domiciliar, Mariana Borges, afirmou que Pelotas é referência nacional no cuidado com os pacientes oncológicos e que esse novo centro tem uma luz muito própria nesse sentido. Ela deu destaque à formação realizada pela UFPel de profissionais voltados para a área dos cuidados paliativos. “Esse é o SUS que a gente quer fazer”, afirmou Mariana.

A superintendente do Hospital Escola, Julieta Fripp, também fez memória do período de dificuldade enfrentado pelo Serviço de Radioterapia. “Crescemos todos juntos”, ponderou ela sobre essa problemática. Julieta argumentou que, em uma cidade na qual morrem 600 pessoas por ano de câncer, iniciativas como essa são fundamentais.

Mauro Del Pino, reitor da UFPel, disse que a inauguração desse espaço é espelho do conjunto de vontades, esforços e responsabilidades de um grande coletivo de pessoas. O reitor afirmou ter uma ousada meta de que as estruturas de saúde da Universidade possam prestar a totalidade de atendimento em algumas linhas de cuidado para o sistema de saúde da região.

Publicado em 14/09/2015, nas categorias Destaque, Notícias.