Indicadores e censo são apresentados em reunião do COCEPE

IMG_2434Para qualificar suas tomadas de decisão, o Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade Federal de Pelotas (COCEPE/UFPel) recebeu, na reunião do dia 27, apresentação sobre o Censo 2014 da Universidade e processo de avaliação da Instituição e dos cursos.

O Procurador Educacional Institucional, Júlio Carlos Balzano de Mattos, falou aos conselheiros sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), seus conceitos e indicadores de qualidade, além de apresentar a importância da coleta de dados para um censo preciso.

O Sinaes tem o propósito de melhor a qualidade da educação superior. As avaliações podem ser: in loco (instituição e curso) e por Indicadores de Qualidade (instituição, curso e estudante).

O professor desdobrou o conteúdo e os fluxos de Conceito Institucional (CI), Índice Geral de Curso (IGC), Conceito Preliminar de Curso (CPC), Conceito de Curso (CC) e Conceito Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Também estiveram em pauta o fluxo de credenciamento e recredenciamento institucional, e o fluxo de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento de curso de graduação.

IMG_2430Em comparação com todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do país, a UFPel ocupa a 35ª posição no Índice Geral de Cursos (IGC) – composto pela média ponderada dos conceitos dos cursos de graduação e pós-graduação. No Rio Grande do Sul, entre as 22 IES avaliadas, está no 6º lugar. Os dados mais recentes são de 2013.

Censo
O Censo da Educação Superior é uma pesquisa declaratória, de participação obrigatória por IES. Tem como data de referência o ano anterior ao da coleta e reúne informações individualizadas sobre instituições, alunos, docentes, cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica.

O objetivo é oferecer aos dirigentes das IES, aos gestores das políticas educacionais e à sociedade um retrato da educação superior brasileira. É uma importante fonte de consulta para análises, planejamentos e tomada de decisões relacionadas a esse âmbito. Seus dados são utilizados pela Matriz de Orçamento de Outros Custeios e Capital (Matriz OCC), que define como são destinadas as verbas às universidades federais.

A publicação, pelo Ministério da Educação, do Censo 2014 deverá ser feita neste mês.

De acordo com a presidente do COCEPE, a vice-reitora Denise Gigante, a apresentação reflete a preocupação constante do Conselho com a qualidade dos cursos e, por consequência, da Instituição. “Essas informações devem auxiliar os membros do COCEPE nas tomadas de decisão, especialmente a respeito de qualificação, permanência e evasão, que devem estar nas discussões desse fórum”, disse.

Conheça os conceitos e indicadores de qualidade:

Instituições de Educação Superior
Conceito Institucional (CI): avalia a instituição presencialmente baseada em dez dimensões.
Índice Geral de Cursos (IGC): avalia a instituição considerando CPC e o conceito CAPES.

Cursos de Graduação
Conceito de Curso (CC): avalia o Curso presencialmente baseado em três dimensões.
Conceito Preliminar de Curso (CPC): avalia o Curso através do desempenho dos estudantes (ENADE) e outros insumos.

Desempenho dos Estudantes
Conceito ENADE: conceito obtido a partir dos resultados do ENADE (desempenho dos alunos em provas com componentes de formação geral e componente específico).

Publicado em 02/09/2015, nas categorias Destaque, Notícias.