Membros do Sindicato dos Servidores são recebidos na reitoria

DSC_07042Lideranças do Sindicato de Servidores da Universidade Federal de Pelotas reuniram-se na manhã dessa quinta-feira (16) com o reitor Mauro Del Pino e representantes da Administração Central da UFPel para discutirem temas relativos ao trabalho dos técnicos administrativos da instituição. As pautas apresentadas pela organização sindical foram levantadas durante Assembleia Geral.

O primeiro assunto levantado foi relacionado ao Restaurante Escola. O sindicato questionou o aumento do valor cobrado por quilograma, em especial pois os servidores do campus Capão do Leão não têm outra opção dentro dos limites da Universidade. O reitor explicou que com o encerramento do projeto Pires, o funcionamento do RU teve de ser reformulado, mediante a terceirização da mão-de-obra. Del Pino reiterou o caráter de assistência do Restaurante, que não visa lucros, e também destacou a utilização de insumos vindos da agricultura familiar e ecológica, que trazem um custo um pouco mais alto. Foi sugerido por parte dos sindicalistas a elaboração de relatórios diários e mensais de consumo, para que sejam equalizados os valores.

A situação do transporte regular até o campus Capão do Leão também foi abordada pelos servidores, que, de acordo com as suas reclamações, não tem mantido os horários corretos e trafegam com lotação acima da capacidade máxima. De acordo com o reitor, já há uma reunião marcada com a fundação Metroplan, responsável pela regulação do setor, para falar sobre o tema. Os membros da ASUFPel foram convidados a participar do encontro, convite que será estendido ao Sindicato dos Docentes e ao Diretório Central de Estudantes.

Outra pauta levantada na reunião foi a necessidade de contratação de novos técnicos. Os presentes na reunião ficaram preocupados com a seleção de estagiários, fato explicado pela reitoria como a possibilidade de proporcionar uma experiência de trabalho aos estudantes, não como substituição do trabalho dos TAEs. O pró-reitor de Gestão de Pessoas, Sérgio Wotter, afirmou ter vagas solicitadas ao Ministério da Educação. Questionado sobre o plano de redimensionamento da força de trabalho, ele também afirmou que está em vias de criação uma comissão para o diagnóstico de cada unidade, como um censo.

Também foi levantado pelos servidores o problema da insegurança dos campi. Del Pino lembrou o estreitamento de relações com a Brigada Militar, que possibilitou um maior policiamento nas regiões universitárias, e com a Prefeitura, que substitui as lâmpadas por outras de maior potência. Além disso, o novo sistema de vigilância eletrônica será interligado com as forças policiais, que poderão acessar as imagens externas dos prédios para monitoramento.

O pró-reitor Wotter afirmou que, no sentido de uma capacitação para os servidores, será oferecida uma palestra sobre assédio moral, a ser realizada no início do mês de maio, em data e horário a serem divulgados em breve.

Publicado em 17/04/2015, na categoria Notícias.