Início do conteúdo

CDTec comemora seis anos de criação

Uma reunião realizada nesta quarta-feira (4), com a presença de professores e técnico-administrativos, marcou a passagem do sexto DSC02128aniversário do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel. Criado para dar amparo a vários cursos criados no programa Reuni, o CDTec abriga atualmente cinco cursos de graduação e quatro programas de pós-graduação.

Com 55 docentes efetivos e 18 servidores técnico-administrativos, a unidade possui aproximadamente mil alunos de graduação nos cursos de Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Engenharia Hídrica, Engenharia de Materiais e Biotecnologia. Na pós-graduação, além do PPG em Biotecnologia, que existia antes da criação do CDTec, hoje existem também os mestrado e doutorado em Ciência e Engenharia de Materiais, mestrado em Computação e mestrado em Recursos Hídricos.

Ao fazer uma retrospectiva, o diretor do CDTec, professor Odir Dellagostin, destacou os avanços alcançados neste relativamente curto espaço de tempo. Hoje o CDTec é reconhecido na UFPel pela qualidade dos seus cursos, bem como pelo desempenho na pesquisa e pós-graduação.

Para o futuro próximo, a meta da direção do CDTec é assegurar espaços físicos para o adequado funcionamento dos seus cursos, buscar novas vagas de docentes e técnico-administrativos para complementar o quadro, expandir o número de vagas, tanto na graduação quanto na pós-graduação, e criar cursos de doutorado no PPG em Computação, cuja análise já está na CAPES, e no PPG em Recursos Hídricos, com proposta em elaboração. Para alcançar estes objetivos, a direção do CDTec definiu como meta par este ano a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da unidade.

Publicado em 05/03/2015, na categoria Notícias.