Professora da UFRGS ministra minicurso de Dança na UFPel

monicaA professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Mônica Dantas estará em Pelotas nas próximas segunda (1º) e terça (2) para ministrar um minicurso de Dança Moderna no curso de Licenciatura em Dança da UFPel. A atividade faz parte da programação da disciplina de Laboratório de Dança Moderna, regida pela professora Carmen Anita Hoffmann. O evento será sediado no Tablado do curso de Dança e ocorrerá na segunda das 17h às 19h e na terça das 13h30min às 16h.

O evento tem apoio do projeto Arte na Escola, do Centro de Artes da UFPel.

Currículo

Mônica é doutora em Estudos e Práticas Artísticas pela Université du Québec à Montreal (Canadá), Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da UFRGS desde 1995, nos cursos de Graduação em Educação Física e em Dança, é também professora no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da universidade.

É autora do livro Dança, o enigma do movimento, de capítulos de livros e de artigos publicados em revistas científicas. Coordena o Projeto de Pesquisa “Construção de um mapa artístico, histórico e cultural da dança contemporânea no Rio Grande do Sul”.

Em 2009 recebeu o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna para a realização do Projeto Dar carne à memória, que foi contemplado com os Prêmios Açorianos de Dança 2010 de melhor produção, melhor coreografia e melhor espetáculo.

Bailarina com formação em dança moderna, estudou em Porto Alegre com Cecy Franck, Eva Schul e Daggui Dornelles e aperfeiçoou-se em cidades como São Paulo, Nova Iorque e Montreal. Em Porto Alegre, atuou como intérprete e colaboradora para coreógrafos como Cecy Franck, Eva Schul e Andrea Druck. Em 2008, participou da criação de Bundaflor Bundamor, como bailarina convidada da Eduardo Severino Companhia de Dança. Em 2012, com a mesma companhia, participa da criação de Tempostepegoquedelícia, que teve estreia mundial no FIDET Festival Internacional de Artes Escénicas y Transdisciplina em abril, em Santiago, Chile. Participou também, na mesma cidade, do Festival Escena Doméstica, com a performance Na cozinha com In_compatível. Em 2013 integrou o Projeto Circulação em Dois Atos, da Eduardo Severino Cia. de Dança, ganhador do Prêmio Funarte Petrobrás Klauss Vianna de Dança 2012. Em 2014, apresentou o Projeto Circulação em Dois Atos no Centro de Investigación Coreográfica (CICO) del Instituto Nacional de Bellas Artes, na Cidade do México.

Publicado em 27/11/2014, na categoria Notícias.