Toma posse a nova direção do Instituto de Biologia

althen assO reitor Mauro Del Pino presidiu nesta segunda-feira(24) a solenidade de posse do professor Althen Teixeira Filho como novo diretor do Instituto de Biologia (IB), e do professor Marco Silva Gottschalk, como vice-diretor da unidade. O ato foi prestigiado pela reitora Denise Gigante, por diretores de outras unidades acadêmicas e pela comunidade do IB.

gládisAo repassar a direção, cargo que ocupou durante dois mandatos, a professora Gládis Aver Ribeiro agradeceu a confiança e o apoio dedicados ao seu trabalho durante os oito anos em que esteve à frente do Instituto, o que, segundo ela, representou uma grande honra. Agradeceu pela paciência da secretaria da unidade, ao compartilhar o rito administrativo, suprindo sua falta de experiência como gestora. “Foi um desafio grande e instigante”, admitiu, ao relatar sua trajetória de 35 anos de Universidade, passando pelos cargos de técnica laboratorial, técnica de nível superior, docente e diretora.

O professor Althen Teixeira Filho, se disse emocionado ao assumir o cargo de diretor de uma das mais tradicionais unidades acadêmicas da UFPel, que atende a mais de 26 cursos da instituição. Ele manifestou grande preocupação com a preservação do Bioma Pampa e prometeu priorizar as questões relacionadas à sustentabilidade ambiental. Na oportunidade, anunciou o lançamento, em dezembro, de um grande evento sobre o Bioma Pampa, que fará realizar em Pelotas em novembro de 2015.

althenO novo diretor do IB disse que sua gestão trabalhará não somente pelo ensino, mas também na oferta de cultura. “Existe cada vez mais pessoas que sabem muito sobre quase nada e quase nada de pessoas que sabem sobre muito”, sentenciou. Althen enfatizou ainda a preocupação com o mercado de trabalho dos estudantes que se formam. “Os projetos de monocultura estão roubando os empregos dos nossos estudantes”, advertiu.

Na área de pós-graduação, o novo diretor apresentou como meta imediata o encaminhamento de um curso de pós-graduação em Morfologia, “a ainda mãe das ciências”. Ele propõe a realização assídua de reuniões do Conselho Departamental, visando a qualificação da unidade e a preservação das disciplinas oferecidas.

Já o vice-diretor, Marco Gottschalk, manifestou a disposição de trabalhar de forma organizada e planejada, no objetivo de atender às demandas, “nos reconhecendo como Instituto de tamanha importância dentro da UFPel”.

denise ibPresente ao ato, a vice-reitora Denise Gigante agradeceu aos membros da antiga direção pela atuação em prol da alocação de vagas junto ao Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe). “Vocês trabalharam juntos pensando na Instituição como um todo”, elogiou. Ela colocou a vice-reitoria e o Cocepe à disposição da nova gestão do IB, especialmente na discussão de temas ligados à sustentabilidade.
Ao encerrar o ato solene, o reitor Mauro Del Pino agradeceu o trabalho da professora Gládis Ribeiro na direção da unidade e também pela parceria nos temas estruturantes e da organização da Universidade, tratados no âmbito do Conselho Universitário. Del Pino descreveu algumas ações importantes na área de infraestrutura realizadas pela atual gestão da UFPel em benefício da comunidade do IB, como a reforma de telhados, a construção de subestação e adequações na rede elétrica – investimento da ordem de R$ 1,1 milhão – e reformas no prédio 20, orçada em R$ 800 mil, obras que se completarão com novo Aulário a ser construído no campus Capão do Leão.

mauro ibO reitor fez referência ao processo constituinte, que construirá o novo projeto pedagógico da instituição, com a elaboração de novos estatuto e regimento, bem como a estruturação do Plano de Desenvolvimento Institucional. “O momento é de repensarmos a Universidade e suas unidades acadêmicas, bem como de propormos nova configuração curricular, de modo a cumprirmos com o compromisso social de formação de profissionais que atendam às demandas do mundo do trabalho, produzindo ciência e tecnologia que levem ao desenvolvimento de forma sustentável”, observou.

Dirigindo-se ao novo diretor, Althen Teixeira, Del Pino disse que a Administração Central deseja ser parceira desse fervor em favor das questões ambientais. Ele descreveu ações da atual gestão da UFPel nesta área, como a política de aquisição de alimentos para os restaurantes universitários. “80% dos alimentos servidos são provenientes de pequenos produtores, 40% dos quais são alimentos orgânicos. Estimulando esse processo de reconversão produtiva, recursos de R$ 2 milhões são transferidos anualmente aos pequenos produtores”, concluiu.

Publicado em 26/11/2014, na categoria Destaque.