Uma pró-reitoria voltada ao Desenvolvimento

Quatro grandes eixos norteiam o trabalho da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PRPPD) da UFPel. Desde o começo de 2013, a atual gestão na PRPPD tem trabalhado buscando a qualificação dos cursos de graduação, a melhoria das condições de trabalho e de estudo, a promoção da equidade orçamentária e a disponibilização das informações institucionais.

DSC_7178 DSC_7171 Durante a audiência pública realizada pela pró-reitoria, no fim da tarde desta quinta-feira (20), no auditório acadêmico do Campus Porto, foram prestadas contas sobre as ações do órgão e respondidas questões apresentadas pelo público. “Queremos dialogar e melhorar a gestão. Planejar é transformar a realidade”, disse o pró-reitor, Luiz Osório Rocha dos Santos, ao abrir o encontro. Ele lembrou que o ponto de partida do planejamento deve ser o Projeto Institucional, que contempla documentos como o Projeto Pedagógico Institucional e o Plano de Desenvolvimento Institucional. Estes textos serão elaborados pela Constituinte Universitária.

Durante quase uma hora, Osório e os coordenadores de áreas da PRPPD, Júlio Mattos, Cleidi Pinto, Fábio Schramm e Augusto Pinto, falaram sobre os diagnósticos, ações e desafios de cada uma das quatro grandes áreas de trabalho da Pró-Reitoria.

As ações de regulação dos cursos e as duas edições do Proequip foram destacadas dentro da explanação sobre a qualificação dos cursos de graduação. O Proequip destinou 2,7 milhões de reais em 2013 e 1,5 milhões em 2014. A PRPPD pretende melhorar o programa, que destina recursos para a aquisição de equipamentos e de bibliografia para os cursos, em 2015.

A melhoria das condições de trabalho e de estudo na Universidade ganhou um amplo relato na audiência, que passou desde o diagnóstico da área física, pela apresentação de estudo sobre o uso dos espaços até os projetos e obras em andamento. Sobre este ponto, são 28 obras concluídas ou em andamento, num total de 36 milhões de reais e que atendem a 18 unidades. Quanto aos projetos, são 24 em elaboração, totalizando quase 283 milhões e que atenderão a todas as unidades. Destacam-se entre os projetos o do Restaurante Universitário do Campus Porto (Anglo), que deverá funcionar onde hoje é o Almoxarifado. O Programa de Qualificação de Espaços também foi ressaltado neste ponto.

Orçamento

A questão orçamentária é um dos principais eixos de trabalho da PRPPD. Conforme destacou o pró-reitor, a administração dos recursos não é fácil, pois 85 por cento deles são vinculados e apenas 15 por cento podem ser diretamente geridos pela UFPel. Na apresentação, foram abordados temas como a definição do orçamento e a matriz orçamentária e seus métodos de cálculo, entre outros.

Transparência

A disponibilização das informações da instituição é objetivo permanentemente perseguido na PRPPD. Para tanto, após diagnóstico realizado no começo da gestão, foram traçados desafios e implementadas ações. O resultado de todo este trabalho pode ser conferido na página da Pró-Reitoria, onde estão disponibilizadas todas as informações da UFPel que podem ser de interesse das comunidades interna e externa. Confira em http://wp.ufpel.edu.br/proplan/ .

A apresentação feita na audiência pública pode ser vista no arquivo  Audiência PROPLAN 2014  .

Publicado em 21/11/2014, nas categorias Destaque, Notícias.