Professor da Geografia palestra na Jornada Acadêmica Integrada da UFSM

O professor Sidney Gonçalves Vieira, do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais do Instituto de Ciências Humanas (ICH/UFPel), fará, nesta quinta-feira(23), às 18h, uma palestra na Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O evento, da mesma natureza do Congresso de Iniciação Científica (CIC) da UFPel se desenvolve durante toda esta semana com a apresentação de trabalhos orais e de pôsteres. O professor Sidney foi o escolhido para palestrar na área de Geografia, nas apresentações que ocorrem no início de cada turno de atividades.

Com o tema “O retorno à dialética: a leitura crítica da paisagem como método de pesquisa em Geografia”, o professor falará sobre a perspectiva própria da Geografia na análise do espaço geográfico. Um olhar por intermédio da leitura da paisagem sugere a análise da realidade a partir do presente, buscando explicações no passado datado e apontando para as potencialidades do futuro. “Não é uma análise teórica desprovida de concretude, pois se baseia na realidade e extrai dela sua explicação e entendimento”, esclarece o professor. “O pesquisador/professor precisa estar apto a compreender o mundo a partir de sua contemporaneidade sem que isso implique em um esquecimento do passado, pois é a maneira correta de decifrar o futuro. Ler a paisagem de forma dialética e crítica nos permite entender como o mundo se transforma”, conclui Sidney.

Publicado em 22/10/2014, na categoria Notícias.