Nova direção toma posse no Ifisp nesta segunda (20)

Tomam posse, nesta segunda-feira (20), na direção e na vice-direção do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política (Ifisp) da UFPel, os professores João Francisco Nascimento Hobuss e William Hector Gomez Soto, respectivamente. Encerra seu mandato na direção da unidade o professor Álvaro Barreto. João Hobuss é o vice-diretor atual. O ato ocorre às 16h30min, na sala 206 do campus das Ciências Sociais, na rua Alberto Rosa, 154 .

João Hobuss possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas (1988), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), tendo feito estágio doutoral no Centre détudes sur la pensée antique kairos kai logos do Institut de lHistoire de la Philosophie da Université de Provence, Aix-Marseille I, França (2002-2003), fazendo também parte da equipe de pesquisa do Instituto. É membro da Asociación Latinoamericana de Filosofia Antigua. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas.

O novo diretor tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Historia da Filosofia Antiga, tendo publicado vários artigos na área, atuando principalmente nos seguintes autores e temas: Aristóteles, estoicos, ética, política, metafísica, discussão contemporânea acerca da liberdade da vontade e responsabilidade moral. Foi o fundador e Editor da Revista Dissertatio de Filosofia (1995-2010), QUALIS B1 CAPES, e é Editor-Chefe da Série Dissertatio de Filosofia. Publicou os livros "Eudaimonia e auto-suficiência em Aristóteles", 2.ed., revisada e ampliada (2009), "Virtude e mediedade em Aristóteles" (2009) e "Ética das Virtudes" (Org.) (2011). Realizou Pós-Doutorado na Université de Paris 1, Panthéon – Sorbonne. Foi Diretor de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas. Coordenou o Mestrado em Filosofia da Universidade Federal de Pelotas, área de concentração em Ética e Filosofia Política, de 2009 a 2013.

William Hector Gomez Soto é doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Prof. Adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), atua no curso de Ciências Sociais e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Leciona as disciplinas de Desenvolvimento e meio ambiente, Sociologia de José de Souza Martins, Sociologia da modernidade inconclusa, Metodologia de Pesquisa, Sociologia V. Trabalha nos seguintes temas: questão agrária e sociologia brasileira; movimento sociais, desenvolvimento econômico e social, questão ambiental, e o pensamento de Henri Lefebvre.

Publicado em 17/10/2014, na categoria Notícias.