Latino-América Duo apresenta “Música sem Fronteiras”

latino_america_duo_02Através do projeto “Música sem Fronteiras”, o Latino-América Duo, nascido nos corredores do Conservatório de Música da UFPel, pretende levar a música brasileira e sul-americana a alunos de escolas públicas, pensando o fazer musical como ferramenta de formação nos espaços escolares. A iniciativa faz parte da série “Concertos Didáticos” promovido pela Funarte e Ministério da Cultura, sendo o único projeto do Rio Grande do Sul que visitará a região da fronteira.

Formado pelos violonistas gaúchos Alexandre Simon e José Daniel, ambos graduados no Bacharelado em Música da UFPel, o Latino-América Duo tem como principal objetivo difundir a música instrumental através das cordas do violão. Os integrantes do duo, além de violonistas atuam como educadores musicais no sul do Brasil. Alexandre Simon é professor de violão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Câmpus Porto Alegre e José Daniel é docente do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), onde coordena o projeto de extensão “Camerata Pampeana de Violões”. A experiência com o ensino de música tem mostrado cada vez mais a estes educadores que Música e Educação são intrínsecas. “Em nossa proposta de formação e difusão cultural, através da arte dos sons, acreditamos que não é possível pensar a música, longe da educação”, afirmam os educadores.

A proposta do duo é apresentar a estudantes de doze escolas públicas das cidades de Santana do Livramento, Bagé e Rio Grande, um concerto didático contemplando gêneros como a milonga, o tango, o choro e o samba canção, buscando levar a pluralidade e a diversidade cultural brasileira e latino-americana aos espaços escolares.

O repertório do Latino-América Duo é composto por música brasileira e também do Uruguai e Argentina, países que fazem fronteira com o sul do Brasil e que compartilham uma identidade cultural comum a esta região do país, onde serão realizados os concertos. Com esta proposta, os educadores visam ampliar o conceito de interdisciplinaridade na escola, buscando apontar elementos históricos, geográficos, literários, filosóficos, antropológicos e sócio-culturais, entre outros, que permeiam a construção do fazer artístico e que estão presentes nas obras musicais que serão apresentadas.

Os concertos didáticos são abertos à comunidade e serão realizados nas seguintes datas e locais:

Agenda do Projeto “Música sem Fronteiras”

RIO GRANDE

1º Concerto

Data: 02 de Outubro de 2014

Hora: 10h30min.

Local: Escola Municipal Cidade do Rio Grande (CAIC/FURG)

Endereço: Av. Itália, Km 8, s/n – Campus Carreiros.Cidade: Rio Grande (RS)

2º Concerto

Data: 02 de Outubro de 2014

Hora: 18h

Local: Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do RS (IFRS – Câmpus Rio Grande)

Endereço: Rua Alfredo Huck, 475, Centro.

3º Concerto

Data: 03 de Outubro de 2014

Local: Escola Estadual de Ensino Médio Lília Neves

Endereço: Rua Trajano Lopes, 149, Vila da Quinta.

4º Concerto

Data:03 de Outubro de 2014

Local: Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo Rodrigues

Endereço: Rua Major Assumpção, 150, Distrito do Povo Novo.

5º Concerto

Data:04 de Outubro de 2014

Hora: 10h30min.

Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental Adelaide Alvim.

Endereço: Rua Pinto Bandeira, 267-269. Vila Junção

BAGÉ

6º Concerto

Data:06 de Outubro de 2014

Local: Instituto Federal Sul-rio-grandense- Câmpus Bagé

Endereço: Av. Leonel de Moura Brizola, 2501.

7º Concerto

Data: 06 de Outubro de 2014

Local: Escola Estadual de Ensino Médio Silveira Martins

Endereço: Rua Fernando Machado, 01.

SANT’ANA DO LIVRAMENTO

8º Concerto

Data: 08 de Outubro de 2014

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Saldanha Marinho

Endereço: Rua Doutor Fialho, 300.

9º Concerto

Data: 09 de Outubro de 2014

Local: Escola Estadual Hector Acosta

Endereço: Rua Marechal Curatto, 373.

10º Concerto

Data: 09 de Outubro de 2014

Local: Escola Estadual de Educação Básica Alceu Wamosy

Endereço: Rua Duque de Caxias, 1454.

11º Concerto

Data: 10 de Outubro de 2014

Local: Escola Estadual Rivadávia Corrêa

Endereço: Rua dos Andradas, 797.

12º Concerto

Data: 10 de Outubro de 2014

Local: Escola Estadual de Educação Básica General Neto

Endereço: Rua Senador Salgado Filhos, 604.

Conheça mais sobre o projeto em: www.latinoamericaduo.blogspot.com

Publicado em 30/09/2014, na categoria Notícias.