Cães alegram a Pediatria do Hospital Escola

01 Viviane Ribeiro Pereira é graduanda em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ela desenvolveu um projeto de pesquisa chamado “Implementação da atividade assistida por animais numa unidade pediátrica de um hospital universitário”.

04 O projeto conta com a colaboração dos cursos de enfermagem e veterinária, pois os cães que visitam as crianças hospitalizadas são do programa Pet Terapia, criado em 2006 com a coordenação da professora Márcia Nobre. A implementação de animais na vida de crianças internadas tem como objetivo criar um encontro lúdico para que os pequenos possam se distrair do ambiente frio do hospital.

05 Pingo, Pipoca, Teca e Bombom, os cachorros que vieram ao primeiro dia do projeto, fizeram a alegria das crianças internadas na Pediatria do Hospital Escola UFPel que puderam comparecer ao auditório do HE. Elas brincaram, escovaram o pelo dos cães e no final ganharam lápis de cor para desenharem, e, quem sabe, retratarem um pouco do dia que tiveram.

Os cães que fazem parte do projeto levam no mínimo um ano para estarem preparados para participar. São animais de personalidade calma e com aptidão para a atividade. Daniel Vasconcellos, integrante do Pet Terapia, fala: “Procuro selecionar os cães mais dóceis e sociáveis”.

A orientadora do projeto de TCC, professora Ana Claudia Viera, participou das atividades que levaram carinho às crianças internadas. “Este é um projeto inédito no Rio Grande do Sul, e tem a contribuição da Comissão de Controle de Infecções, através da professora Ana Carolina Kessler, e a participação da equipe de saúde da Pediatria”, comenta a professora. Viviane, a idealizadora da monografia, fala que a ideia surgiu a partir do amor pelos animais e pelas crianças, e que isso foi a base para o trabalho que está sendo executado.

Publicado em 26/09/2014, nas categorias Destaque, Notícias.