Manual normatiza identidade visual da UFPel

Marca UFPEL 45 Anos Colorida_11042014A Coordenação de Comunicação Social da UFPel, através do seu Núcleo de Publicidade Institucional e Comunicação Social (NPICV/CCS), lançou um Manual de Identidade Visual da assinatura visual da universidade, incluindo o resgate do escudo original da instituição e a sua nova marca. A normatização inclui também a marca comemorativa dos 45 anos da Universidade Federal de Pelotas.

Segundo o chefe do NPICV, o designer gráfico Leonardo Furtado, o manual é uma ferramenta de fortalecimento da marca: “É um guia, uma referência adequada de como se usar o escudo e a marca”, explica. No material constam orientações sobre os locais de aplicação da assinatura, as proporções que devem ser usadas, a área de proteção a ser mantida, a redução mínima permitida, os padrões cromáticos adotados, ou seja, a forma correta de aplicação.

A marca deve ser utilizada em cartazes, folders, folhetos, banners, adesivos, camisetas, bloco de anotações, manuais, pastas, brindes etc. Já o escudo é voltado para documentos oficiais. Nos casos em que é recomendado o uso da marca, durante o período de festividades dos 45 anos da universidade, será usada a marca comemorativa.

O Manual de Identidade Visual da UFPel, o escudo e as marcas estão disponíveis para download neste link.

Escudo Colorido UFPEL_10042014Resgate
O esforço por padronizar as assinaturas visuais da universidade foi iniciado no último ano, quando a equipe do núcleo despendeu cerca de seis meses para realizar o resgate do escudo original da UFPel, criado em 1972, que foi sendo modificado ao longo dos anos, especialmente após o advento das ferramentas digitais de design. “A arquitetura principal do escudo foi degradada”, afirma o designer, citando o exemplo do punho do archote, que foi excluído nas representações modernas. A partir do escudo, foi formada a marca da instituição, que inclui a grafia “UFPEL” e um fio separador.

Publicado em 23/04/2014, nas categorias Destaque, Notícias.