Malg abre duas exposições, em homenagem aos 65 Anos da EBA e sobre o patrono

DSC_0356 DSC_0372 Nesta quarta-feira(16), o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg) da UFPel inaugurou duas exposições, uma em Homenagem aos 65 anos da Escola de Belas Artes e outra sobre o patrono do Museu.

A “Exposição em Homenagem aos 65 anos da Escola de Belas Artes: mostra de obras de ex-professores e ex-alunos pertencentes ao acervo do MALG” integra as comemorações de aniversário da EBA/UFPel que estão ocorrendo desde o dia 12 de março. A mostra apresenta ao público obras de Aldo Locatelli, Antônio Caringi, Fernando Duval, Inah Costa, Lenir de Miranda, Melo da Costa e Nesmaro, entre outros importantes artistas, cujas obras pertencem ao acervo do MALG e compõe o catálogo “Obras de artistas e professores e da Escola de Belas Artes D. Carmen Trápaga Simões”, organizado em 2002 por Gilberto Sarkis Yunes e Luzia Costa Rodeghiero, e que está sendo atualizado para publicação.

Com curadoria realizada pelas professoras da UFPel Carolina Rochefort e Caroline Bonilha, a exposição “Do que não se vê: um olhar sobre o fazer artístico de Leopoldo Gotuzzo”, apresenta o processo criativo do artista, trazendo além das pinturas de natureza morta e paisagens, os seus materiais de trabalho, objetos cotidianos, esboços, obras inacabadas e pinturas do patrono do Museu. Conforme as curadoras, o intuito é refletir também sobre o processo artístico do pintor, aproximando sua obra do público. Uma exposição mais íntima, onde o que não é visto nas obras acabadas recebe destaque. Em alguns trabalhos as estruturas, as linhas de interesse, os vazios permanecem latentes como vestígios dos sistemas de pensamento visual que estão escondidos nas camadas das pinturas. “Do que não se vê”, convida o visitante a completar a tela através do desvelar da técnica.

DSC_0315 A abertura contou com apresentação musical de Júlio Warken Zabaleta (flauta transversal) e Renan Reis Leme (violino), estudantes de Música.

DSC_0267 Falando na abertura, a vice-reitora da UFPel, Denise Gigante, citou os 65 anos da Escola de Belas Artes e disse que a Universidade se construiu a partir dessas iniciativas na área de Artes. Parabenizou a todos que trabalham no Centro de Artes e no Malg.

DSC_0296 A diretora do Centro de Artes, Úrsula Rosa da Silva,  falou sobre a importância do ano em que a Universidade completa 45 anos, sobre os 65 anos da Escola de Belas Artes e sobre os 96 anos do Conservatório de Música.  “O Centro de Artes  tem a responsabilidade de congregar todas as formas de arte e cada exposição mostra a importância da colaboração de todos para  dar visibilidade à arte local e de fora da cidade”, observou a diretora.

Entre as autoridades presentes a diretora do Museu, Juliana Angeli, e o vice-diretor, Lauer Santos.

SOBRE AS MOSTRAS

Exposição em Homenagem aos 65 anos da Escola de Belas Artes: mostra de obras de ex-professores e ex-alunos pertencentes ao acervo do MALG
Visitação: de 17 de abril a 11 de maio de 2014, de terça à domingo, das 10h às 19h.

Do que não se vê: um olhar sobre o fazer artístico de Leopoldo Gotuzzo
Visitação: de 17 de abril a 27 de julho de 2014, de terça à domingo, das 10h às 19h.

Publicado em 17/04/2014, na categoria Destaque.