Espaço Livraria Café tem lançamento de livro e DVD

convite 2 Cartografias da SurdezNo próximo dia 25, às 18h, o Espaço Livraria Café da UFPel sediará o lançamento do livro “Cartografias da Surdez: Comunidades, Línguas, Práticas e Pedagogia” e do DVD “Produção, Circulação e Consumo da Cultura Surda Brasileira”.

O livro reúne diversos autores nacionais e internacionais, provenientes de distintas áreas do conhecimento e visa o cruzamento de diferentes saberes e formas de olhar a surdez e os surdos. Os capítulos foram acolhidos e analisados por pareceristas que se colocaram na posição de interlocutores privilegiados dos textos submetidos.

Conforme escreve a professora Regina de Souza (UNCAMP/SP): “Estou certa que a presente obra propicia um percurso rico de questões e diferentes olhares sobre o povo surdo, suas manifestações identitárias e culturais bem como oferece ricos conhecimentos tanto aos leitores que estão se aproximando deste campo investigativo recentemente como para aqueles que desejam se enveredar, ainda mais analiticamente, na área dos Estudos Surdos.”

O DVD apresenta os resultados da pesquisa interinstitucional “Produção, circulação e consumo da cultura surda brasileira”, desenvolvida no âmbito do Edital Nº 07/ 2008 – CAPES/MINC PROGRAMA PRÓ-CULTURA. O DVD é produzido em Língua Brasileira de Sinais e legendado em Língua Portuguesa.

As organizadoras do Livro
Orquídea Coelho – mestre e doutora em Ciências da Educação, professora auxiliar da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto/Portugal, membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas, investigadora principal e coordenadora de vários projetos internacionais, nomeadamente Profacity e Spreadthesign. Desenvolve estas atividades, bem como a orientação de doutoramentos, mestrados e pós-graduações, no âmbito dos Estudos Surdos. Colabora regularmente com universidades de diversos países e tem vários trabalhos publicados em Portugal e no exterior, tendo, também, organizado quatro publicações em livro. Além do que foi referido, atualmente tem como foco de investigação os Estudos Culturais com Surdos Isolados.

As organizadoras do DVD
Lodenir Karnopp – professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Departamento de Estudos Especializados e no Programa de Pós-Graduação em Educação (FACED/ UFRGS). Possui graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Linguística e Letras (PUCRS). Desenvolve pesquisas no campo dos Estudos Culturais em Educação e na área de Linguística, com ênfase em Línguas de Sinais e Educação de Surdos. É bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na modalidade de Produtividade em Pesquisa 2. Atualmente realiza pesquisas na Gallaudet University (Pós-doutorado no Exterior: PDE-CNPq).

Madalena Klein – graduada em Serviço Social, especialização em Psicologia Social pela PUCRS. Mestrado e doutorado em Educação pela UFRGS. Professora adjunta no Departamento de Fundamentos da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPel. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação de Surdos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de surdos, formação de professores, cultura surda, diferenças e currículo. Pesquisadora do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos – GIPES

Márcia Lise Lunardi-Lazzarin – professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM), com dedicação exclusiva, no Departamento de Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Centro de Educação/UFSM). Possui graduação em Educação Especial (1993) pela UFSM.  Mestrado (1998) e doutorado (2003) em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve pesquisas na linha de Educação Especial e no Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos – GIPES.

O Espaço Livraria Café da UFPel fica localizado no Casarão 8 da Praça Cel. Pedro Osório e funciona das 14 às 19h, de segunda a sexta-feira.

Publicado em 17/04/2014, na categoria Notícias.