Demanda determinará criação de novos cursos a distância

DSC_0006 A oferta pela UFPel de novos cursos de graduação e de pós-graduação, na modalidade a distância, ocorrerá a partir de levantamento de demandas feito nos polos e da capacidade da Universidade para executar estes cursos. Esta será a política adotada pela Administração Superior quanto à criação de novos cursos a distância. A informação foi passada aos diretores de unidades acadêmicas durante reunião realizada pela Reitoria, no fim da tarde desta quarta-feira (9). O encontro ocorreu um dia após a extinção, pelo Conselho Universitário, do Centro de Ensino a Distância (Cead) como unidade acadêmica.

Reunidos no auditório do Gabinete, no Campus Porto, os diretores ouviram informações sobre o funcionamento da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e as perspectivas sobre abertura de novos cursos, inclusive com relação a acesso a recursos. Após a abertura feita pelo reitor Mauro Del Pino, o coordenador da UAB na UFPel, Luiz Alberto Brettas, e a coordenadora adjunta, Silvia Pinto, fizeram uma apresentação geral sobre a Universidade Aberta.

A UAB, explicaram os coordenadores, é destinada a quem não tem acesso ao ensino presencial e tem como uma de suas missões o fomento da educação a distância e de suas tecnologias. Traçaram um histórico da modalidade na UFPel, iniciada em 2006, com o curso de Matemática. Hoje são oferecidos também os cursos de Pedagogia, Educação do Campo, Espanhol, Mídias da Educação e Filosofia.

O apoio que a Universidade Aberta pode oferecer às unidades na criação de novos cursos também foi abordado. Isto é possível através de materiais, equipamentos, contratação de serviços, diárias e deslocamentos, mobiliário e melhorias de áreas físicas, entre outros. É possível ainda a concessão de bolsas para docentes. Hoje a UFPel possui 42 polos, nos três estados da Região Sul. São 38 no Rio Grande do Sul, dois em Santa Catarina e dois no Paraná.

Em construção
Falando aos diretores, o reitor Mauro Del Pino lembrou que em 2015 serão mais de dois mil os formandos nos cursos a distância da UFPel. Hoje, formam-se, em média, mil estudantes por ano no ensino presencial. Por conta das conclusões nas graduações a distância, no próximo ano, portanto, a UFPel lançará no mercado três mil novos profissionais.

Del Pino fez referência ainda à criação da Coordenação de Programas de Ensino a Distância(CPED), que coordenará as políticas do setor na Universidade. Sobre isto, o reitor afirmou que é um processo em construção que, da mesma forma da educação presencial, passa pela Constituinte e pela redação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O processo da Constituinte, e em consequência do PDI, deverá entrar na pauta de discussões do Conselho Universitário ainda em abril.

Publicado em 10/04/2014, nas categorias Destaque, Notícias.