PRPPG encerra ciclo de Audiências Públicas

IMG_0019 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel realizou na tarde desta segunda-feira (20) a sua audiência pública, que encerrou o primeiro ciclo destas atividades, já realizadas por todas as pró-reitorias. A reunião contou com a presença da equipe da PRPPG, de coordenadores de diversos programas de pós-graduação e do reitor e vice-reitora da UFPel, professores Mauro Del Pino e Denise Gigante.

Em um primeiro momento, o pró-reitor Luciano Agostini apresentou a equipe e as atribuições da PRPPG. Ele também mostrou alguns dados e números relativos à pesquisa, pós-graduação e inovação dentro da UFPel, apontando uma crescente na produção da universidade. “Estes resultados positivos são frutos da integração da nossa pequena equipe e a colaboração da comunidade quando convocada”, afirmou o pró-reitor, explicando que o sucesso vem da colaboração entre todos.

Entre as conquistas, a criação de um novo programa, o aumento nos cursos com conceitos 4 e 6 na CAPES, a manutenção dos cursos com notas 5 e 7 e a diminuição dos cursos nível 3 e a ampliação das bolsas ofertadas em parceria com os órgãos de fomento. Outra conquista alcançada no último ano foi a oferta de bolsas com financiamento próprio da UFPel. Agostini também destacou a questão da organização das documentações, uma demanda acumulada e que gerava trabalho desnecessário caso não estivesse em ordem.

Pesquisa
Na área de pesquisa, houve visita aos órgãos de fomento para apresentação da nova equipe. Uma parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis permitiu a distribuição de bolsas de acordo com a vulnerabilidade social dos alunos. A PRPPG também lançou editais de bolsas para pesquisadores iniciantes, para alunos de doutorado sem afastamento e para participação em eventos. Foram quase 1400 pedidos avaliados pelo comitê, dos quais 44,5% foram concedidos. A partir do edital CT-INFRA, da Finep, foram destinados R$ 6,8 milhões para investimentos em infraestrutura.

Um destaque na área foi a realização do Congresso de Iniciação Científica em novo formato. A realização foi concomitante com o Encontro de Pós-Graduação, e todas as apresentações de trabalhos foram orais. Além de um recorde de artigos inscritos, também ouve a possibilidade de participação como ouvinte. De acordo com avaliação online realizada pela organização, 76% dos pesquisados consideraram essas mudanças boas ou ótimas, enquanto apenas 7% consideraram ruins ou péssimas.

Pós-Graduação
Já no âmbito de pesquisa, foram destaques o investimento de R$ 1,5 milhão, através do edital Pró-Equipamentos, que beneficiou 37 PPGs e novos convênios de internacionalização. Por iniciativa do PPG em Antropologia, foi iniciada uma discussão sobre reserva de vagas na pós-graduação por meio de políticas afirmativas.

Por meio de uma parceria com a Editora e Gráfica Universitária, foram lançados 12 livros baseados em teses e dissertações dos programas de pós-graduação da UFPel. Outra iniciativa implementada foi o início da publicação de materiais físicos e online em inglês e espanhol.

Inovação Tecnológica
Ligada à PRPPG a partir da nova gestão, a Coordenação de Inovação Tecnológica é a nova nomenclatura da Agência de Gestão Tecnológica. Com trabalho mais ágil e focado na nova lotação, a coordenação tem feito trabalho de articulação e incentivo da produção tecnológica dentro da UFPel.

Uma das conquistas foi a negociação para criação do Arranjo Produtivo Local “Complexo Industrial da Saúde”, que reúne diversas instituições e empresas que tem negócios voltados para a área. Também foi aberto edital para a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica. Por meio da CIT também foi ofertada uma disciplina transversal para os PPGs com o tema Empreendedorismo, que obteve alunos de 12 programas.

Os desafios agora são o de compilar um portfólio de competências da UFPel, de forma a incentivar a integração dos laboratórios e estruturas da universidade com as empresas da região, de forma a haver transferência de tecnologia. Outras demandas são voltadas para a consolidação do Parque Tecnológico de Pelotas e das assessorias para parcerias com empresas e para o registro de patentes.

Logo após a exposição das áreas da PRPPG, foi aberto espaço para a discussão. O grande público presente na Audiência realizou questionamentos e sugestões voltados especialmente para a área de infraestrutura, investimentos nos cursos e programas, necessidade de docentes e técnicos administrativos e acompanhamento dos PPGs. Confira a apresentação feita na audiência no arquivo  Audiência PRPPG.

Como ação complementar da audiência pública, de avaliação de 2013 e planejamento de 2014, a PRPPG está convidando a comunidade a contribuir com a Pró-Reitoria, através do preenchimento do formulário de avaliação que encontra-se no link abaixo. O formulário estará disponível para novas contribuições até o dia 26 de janeiro.

Link para o formulário de avaliação: Formulário de avaliação.

Publicado em 21/01/2014, na categoria Manchete.