Reitoria debate matriz orçamentária com direções de unidades

DSC_0173A Reitoria reuniu, no dia 19 de dezembro, no Liceu, diretores de unidades acadêmicas da UFPel para apresentar e debater a proposta de matriz orçamentária através da qual serão distribuídos os recursos dentro da Universidade a partir de 2014. A proposta foi elaborada por uma comissão formada em março deste ano e está baseada na matriz Andifes de distribuição de recursos entre as universidades federais.

Coube ao pessoal da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, ao pró-reitor Luiz Osório Rocha dos Santos e ao procurador institucional Júlio Mattos, e ao professor Paulo Ferreira, da Comissão, apresentar o resultado do trabalho do grupo. A proposta usa, principalmente, o conceito de aluno equivalente total, que leva em conta as matrículas de graduação e de pós-graduação. O modelo tem como indicadores também a eficiência e a qualidade dos cursos e unidades.

“Nossa ideia é colocá-la em prática já em 2014, monitor sua pertinência e fazer uma revisão anual”, observou Osório. Para o reitor Mauro Del Pino, a proposta resolverá distorções e ajudará na construção de uma nova relação entre as unidades da UFPel.

Os diretores de unidades tiraram dúvidas sobre o modelo e sugeriram modificações, mas de um modo geral aprovaram a ideia, que continuará a ser apreciada e discutida em uma próxima reunião.

O encontro desta quinta-feira já teve na mesa, com Del Pino, a nova vice-reitora, Denise Gigante, e também a presença do novo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luciano Agostini. Nos informes, o reitor disse que é intenção da Gestão dar um caráter ordinário às reuniões da Reitoria com as direções de unidades, realizando-as uma vez por mês. “Queremos também que a pauta seja construída em conjunto com os diretores”, observou Del Pino.

A proposta de matriz de vagas docentes, elaborada pela Comissão formada especialmente para este fim, informou a vice-reitora, deverá ser apresentada aos diretores em 15 de janeiro.

Ainda na pauta da reunião com os diretores, os recursos para 2014, o novo edital do Pró-equipamentos, que deverá ser lançado no começo do ano, informações sobre despesas contínuas, o calendário de compras para o próximo ano e uma agenda de trabalho das Pró-Reitorias Administrativa e de Planejamento e Desenvolvimento com as unidades.

Publicado em 20/12/2013, na categoria Destaque.