Seminário encerra primeiro ano do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

flier evento PACTO finalOcorre nesta quinta e sexta-feira(12 e 13) o Seminário Estadual que encerra a primeira etapa de implementação do Programa do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). As atividades serão desenvolvidas no Theatro Guarany e no prédio do antigo Colégio Santa Margarida.

O principal objetivo do programa é a formação continuada de professores das redes públicas de ensino dos três primeiros anos do ensino fundamental. A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é uma das coordenadoras da ação no Rio Grande do Sul. A Equipe Pacto-UFPel espera 479 professores Orientadores de Estudo de 143 municípios gaúchos para expor os resultados das atividades desenvolvidas ao longo de 2013. Inscrições são prioritárias aos professores que participaram da formação. As vagas remanescentes estão abertas à comunidade no site http://pnaic.ufpel.edu.br/.

Confira a programação do evento:

Theatro Guarany
8h às 9h: Credenciamento
9h às 10h: Mesa de Abertura do Seminário Estadual
10h às 12h: Conferência de Abertura: Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e a formação continuada de professores com a professora doutora Telma Leal, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Colégio Santa Margarida
14h às 16h: Apresentações Orais – Orientadores de Estudos
16h às 16h30min: Coffee break
16h30min às 18h: Apresentações de Pôsteres – Orientadores de Estudos
17h30min às 18h: Apresentação Vitrola de Histórias com Leila Pereira e Karine da Cunha

Colégio Santa Margarida
8h30min às 10h30min: Apresentações Orais – Orientadores de Estudos
10h45min às 12h: Mostra de Materiais – Orientadores de Estudos

Theatro Guarany
14h às 15h: Balanço do Primeiro Ano do PNAIC no Estado – UFPel e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
15h às 16h30min: Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: Provinha Brasil e ANA, no contexto do PNAIC, com Ticiane Bombassaro Marassi (INEP)
16h30min às 18h: Conferência de Encerramento – Alfabetização: uma história da sua história, com a professora doutora Eliane Peres (UFPel)
18h às 19h30min: Atividade Cultural – Apresentação receptivo-interativa do Grupo Tholl e Exposição de Materiais Memórias da Alfabetização (HISALES), Orquestra da UFPel com regência de Thiago Ribas.

Publicado em 12/12/2013, na categoria Notícias.