Alunos da UFPel aderem à Campanha contra Bombas Cluster

DHESARME2 O programa DHESARME da UFPel realizou uma ação de conscientização contra Munições Cluster na entrada do show do Vítor Ramil no Teatro Guarany, ocorrido na quarta-feira (31). O movimento ocorreu às vésperas do 3º aniversário da Convenção contra Munições Cluster – 2010, que proíbe o uso, produção, transferência e armazenamento de munições cluster no mundo.

As bombas cluster causam danos principalmente em civis. Os contêineres lançados abrem-se para dispersão de submunições, que pela imprevisão, efeitos indiscriminados e falhas, geram danos inaceitáveis a civis. O Brasil ainda produz, exporta e estoca estas armas, enquanto mais de 100 países no mundo já aderiram à Convenção contra Munições Cluster para erradicar plenamente estes artefatos – parar produção, estoque, uso, venda e assistir vítimas.

Considerando isto, o DHESARME – Programa de Extensão e Pesquisas em Paz e Direitos Humanos, coordenado pelo Prof. Gustavo Vieira e vinculado ao curso de Relações Internacionais da UFPel, realizou a referida ação ontem como forma de conscientizar a população sobre o assunto e também de colaborar com a campanha internacional para pressionar o Brasil a aderia à referida Convenção. Deste modo, foram distribuídos folders informativos sobre a temática e aqueles favoráveis à campanha tiraram fotos segurando um cartaz com os dizeres: “Nós Podemos Para As Bombas Cluster”, dos quais participaram alunos e professores da UFPel, incluindo o Reitor, Mauro Del Pino, e o pró-reitor de extensão Antonio Cruz, além de Alvaro Hypollito e Paulo Gaiger. Durante o dia de hoje, 1º de agosto, uma carta será entregue pessoalmente à Ministra Maria do Rosário da Secretaria de Direitos Humanos, urgindo para que a SDH dialogue com o Ministério de Relações Exteriores pela adesão do Brasil à Convenção, além de um twitaço com o hashtag #nóspodemospararasbombascluster.

Publicado em 01/08/2013, na categoria Notícias.