UFPel firma convênio com o Instituto Tecnológico Metropolitano de Medellín

a.JPG O vice-reitor Carlos Rogério Mauch reuniu-se na tarde desta quarta-feira (15) com o professor do Instituto Tecnológico Metropolitano (ITM) de Medellín, Francisco Giraldo, para firmar convênio de intercambio entre as instituições. O ato contou com a presença da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Denise Gigante, da coordenadora de Pós-Graduação, Lorena Gill, do coordenador de Relações Institucionais, Hemerson Pase, do assessor da vice-reitoria, Carlos Campani e dos professores Gustavo Vieira e Claudia Lorena Fonseca.

O convênio tramitou por iniciativa da professora do Centro de Letras e Comunicação, Claudia Lorena Fonseca, que já esteve por duas oportunidades no ITM e percebeu as importantes oportunidades para cooperação acadêmica entre a sólida instituição colombiana e a UFPel. Segundo a professora, dentro do convênio abre-se um leque de oportunidades de intercâmbio. “O primeiro intercâmbio ocorrerá no segundo semestre, é um projeto de imersão cultural, que possibilitará a troca de experiências e o contato entre as culturas”, disse.

Outros três projetos estão sendo discutidos pela comissão. A troca de conhecimentos entre as faculdades de línguas é um deles, com o ensino do espanhol na UFPel por colombianos e o ensino do português no ITM por brasileiros com oferecimento de disciplinas reconhecidas pelas duas instituições para os estudantes que participarão do intercâmbio. Outro projeto envolve as Faculdades de Artes Visuais das duas instituições. “A ideia é aproximar os dois cursos que possuem um currículo muito parecido”, disse Claudia Lorena.  Ainda em discussão, é o projeto envolvendo as rádios institucionais que possibilitará a troca de conteúdo para ser veiculada na programação.

Após a celebração do convênio, com uma apresentação sobre Medellín e o ITM, exposição de publicações e possibilidades de cooperação acadêmica, ocorreu uma reunião para tratar das propostas de convênios específicos ligados à Arte e Cultura. Este segundo momento, com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura, Antonio Cruz, o coordenador de Cultura, Paulo Gaiger, o diretor do Centro de Letras, Luis Centeno do Amaral, a diretora do Centro de Artes, Ursula Rosa da Silva, entre outros professores, coordenadores e assistentes de administração da PREC.

Para o Diretor do DIPI, Gustavo Vieira, a tarefa da UFPel agora é definir suas prioridades para desenvolver a cooperação acadêmica com o ITM por meio de convênios específicos, seja com mobilidade docente, discente, intercâmbio cultural e construção de projetos comuns por ora voltados à Arte e Cultura.

Instituto Tecnológico Metropolitano de Medellín
O ITM é uma instituição universitária pública municipal, que possui hoje 23 mil alunos e uma excepcional estrutura. Segundo o professor Francisco, que visitou o IFSul e a UFPel entre 14 e 16 de maio, o ITM tem um enfoque tecnológico, com perspectiva humanística, motivo pelo qual conta com 78 laboratórios, e na inovação. A inovação é voltada para o mercado e para a inovação social. Segundo o professor colombiano, a integração pesquisa-extensão, priorizando as camadas mais vulneráveis, permite qualificar o desempenho do compromisso social do ITM.

Publicado em 16/05/2013, na categoria Notícias.