Início do conteúdo

Professor Chico Machado inicia mostra individual no Cearte

convite-chico-sala-2013.JPG Abre na terça-feira(21), às 18h30min, a exposição individual do artista Chico Machado na galeria A SALA – Galeria do Centro de Artes da UFPel. Antes da abertura, acontecerá uma conversa com o artista às 17h30min, no Centro de Artes. O artista e pesquisador é o convidado para a primeira edição da proposta curatorial Projeto TESE, pelo qual a galeria A Sala apresenta a exposição “Ritimifiqueitor e Remiquistifiqueitor: aparelhos e vídeo-composições” de Chico Machado, professor do Centro de Artes e recém doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS.

O Projeto TESE n’A SALA – Galeria do Centro de Artes da UFPel tem como objetivo mostrar a produção artística de artistas pesquisadores desenvolvida em programas de pós-graduação na linha de poéticas visuais. A pesquisa em poéticas visuais segue uma metodologia específica que visa subsidiar o artista a desenvolver a reflexão sobre sua produção prática. O pesquisador em poéticas, nos programas de pós-graduação, apresenta e defende um texto e a produção artística, geralmente mostrada em uma exposição. O projeto reexibe a exposição destes pesquisadores em poéticas visuais na galeria do Cead.

A poética do Chico Machado investiga e atravessa várias formas artísticas – o vídeo, o som, a imagem, o objeto e performance. Ele relata que sua arte pertence a um espaço entre uma coisa e outra:

“Na língua portuguesa, a palavra entre é uma preposição que significa a condição de estar a meio caminho de dois espaços, dois tempos, duas situações, e assim como a relação de lugar ou de estado no espaço que separa duas pessoas ou coisas. Mas o termo expressa também o sentido de perpassar através de algo, de estar no interior, por dentro de alguma coisa. A palavra entre me convida ao jogo de duplo sentido, ao trocadilho. Devido ao seu homônimo – como flexão do verbo entrar –, ela faz um convite para adentrar em um ambiente, a entrar e a transitar entre a sonoridade e a visualidade, entre o objeto e o vídeo. Quando transitamos, temos a experiência dos lugares pelos quais passamos, e apreendemos algo deles. Mas apreendemos algo também pelo vão existente entre estes diferentes pontos. Experimentamos a própria passagem e o movimento deste trânsito, deste território incerto cuja imprecisão é sua própria qualidade de ser”, observa.

A exposição de Machado acontece paralelamente ao Simpósio de Artes Visuais: Pesquisas do Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Artes Visuais, nos dias 28 e 29 de maio, das 14h às 18h, também no Centro de Artes da UFPel – informações pelo telefone: 3284-5514 (da Câmara de Extensão).

Depois da abertura, a visitação da exposição do Chico Machado segue até 21 de junho, de segunda-feira à sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h. A SALA – Galeria do Centro de Artes da UFPel está localizada na rua Aberto Rosa, 62, na zona do Porto de Pelotas. Informações sobre visitas mediadas na galeria e as Ações Educativas do grupo de mediadores artísticos Patafísica podem ser obtidas pelo e-mail patafisica@live.com.

Publicado em 15/05/2013, na categoria Notícias.